Parque do Aeroclube, a novela, que teve de tudo, chega ao fim – Heron Cid
Opinião

Parque do Aeroclube, a novela, que teve de tudo, chega ao fim

9 de novembro de 2021 às 13h56
Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa, durante assinatura de TAC no MP, o capítulo final do Parque

Só Dias Gomes, famoso autor brasileiro, teria tanta criatividade para escrever a novela real que circundou a disputa entre a Prefeitura de João Pessoa e a direção do Aeroclube.

No embate quixotesco teve de tudo, cenas de terror e de humor.

Desapropriação, pista invadida e demolida, episódio digno de “Roque Santeiro”, e até, na contrapartida, uma manobra ao estilo de “O Bem Amado”, que reconheceu de utilidade pública uma pista que servia ultimamente à locação de circo.

Uma piada indo e vindo.

A Aeronáutica entrou pelo meio e a coisa chegou até o Supremo Tribunal Federal, onde todo o processo empacou.

O dramalhão chega ao capítulo final. O prefeito Cícero Lucena liderou a interlocução que tornou possível o desfecho positivo para a esperada construção de um grande parque na região.

Com a digital imprescindível do Ministério Público, o Termo de Ajustamento de Conduta selou a cessão de cerca de 82% do vasto terreno ao poder público municipal e garantiu o restante para a comercialização dos associados do clube.

O conflito só foi superado porque, além do diálogo estabelecido por Lucena, o novo plano diretor da cidade em formatação flexibiliza a construção imobiliária na área, um entrave anterior, e porque a intransigência de alguns diretores cedeu ao acordo necessário e inadiável.

Depois de uma década de guerra por terra e ar, o que antes era de uso exclusivo e privado de poucos está perto de servir ao desfrute coletivo de muitos.

Final feliz! Para os sócios e para a cidade.

Comentários