Contestação: Estela não faz 'mandato de uma bandeira só' – Heron Cid
Bastidores

Contestação: Estela não faz ‘mandato de uma bandeira só’

18 de julho de 2017 às 10h50

Em contato com o Blog, a assessoria da deputada Estela Bezerra (PSB) contestou opinião de militante socialista, para quem a parlamentar está fora do debate da sucessão estadual em 2018 pelo erro de condução do mandato, focado em causa específica, e de estratégia política.

Para a assessoria, a observação não procede. A atuação da deputada – segundo a visão interna do seu Gabinete – é ampla e tem abraçado várias bandeiras.

Entre elas, as questões ambientais. Semana passada, Estela participou de agenda nacional sobre a recuperação da Bacia do Rio Paraíba.

Ela também integra a Comissão que vai acompanhar a elaboração do Plano Decenal de Educação. Em junho, esteve em Cajazeiras para propor a recuperação do entorno do Açude Grande.

Eis o texto na íntegra:

Atuando em diversas frentes de interesse da população paraibana, um dos destaques da atuação da deputada Estela Bezerra em 2017 foi o trabalho voltado para as questões ambientais.

Criada em 2015, a Frente Parlamentar Ambientalista parte de um conceito que agrega desenvolvimento econômico, sustentabilidade e participação social em convivência  com o meio ambiente e suas particularidades. Presidida pela deputada Estela Bezerra, a Frente realizou duas grandes ações nesse primeiro semestre de 2017.

Em julho, Estela participou do Fórum Brasil de Gestão Ambiental, uma iniciativa da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e que conta com o apoio de 40 entidades.

De acordo com a deputada, existe uma articulação com o Ministério do Meio Ambiente no sentido de conseguir que as multas ambientais recebidas pelo IBAMA sejam revertidas para projetos de intervenção e reparação de bacias hidrográficas.

“O projeto principal é o da bacia do Rio São Francisco, mas nós conseguimos incluir a recuperação da bacia do Rio Paraíba, que inclusive, já existe um projeto mas não possui recursos”, disse a parlamentar, lembrando que o projeto das bacias só possuem recursos pra intervenções de engenharia, mas não tem para intervenções de reparação ambiental.

Estela ainda afirmou que conseguiu um diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e tudo indica que o Rio Paraíba seja incluindo por conta da transposição do rio Rio São Francisco. “Essa negociação vai ser definida até agosto, mas o decreto podemos conquistar a qualquer momento, permitindo a utilização desses recursos para essa finalidade”, afirmou Estela, que concluiu:

“Saímos com a meta de fazer várias mobilizações e articulações, também vou conversar com o senador paraibano Raimundo Lyra para que ele nos ajude no diálogo junto ao governo federal com o objetivo de acelerar esse processo”, afirmou.

No mês de maio, o mandato promoveu uma Audiência Pública conjunta entre Assembleia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de Cajazeiras que debateu o projeto de revitalização do Açude Grande e a construção do Parque Linear em seu entorno. A Audiência partiu de uma propositura do vereador Rivelino Martins (PSB) e da deputada Estela.

Na ocasião, Estela ressaltou a importância de se discutir numa audiência conjunta, já que as questões que envolvem a revitalização do Açude Grande passam por ações dos governos municipal e estadual.

  

“Saímos de Cajazeiras com vínculo, conhecimento, responsabilidade e compromisso. Acredito que as coisas só se transformam a partir da participação social, e hoje presenciei a sociedade envolvida em realizar um sonho: possibilitar as potencialidades do desenvolvimento local”, afirmou a parlamentar.

A pauta ambientalista saiu do sertão e foi até o Brejo paraibano. A deputada participou de duas Audiências Públicas que debateram a Política Estadual do Meio Ambiente e aconteceram respectivamente nos municípios de Solânea e Bananeiras.

As audiências partiram de um encaminhamento realizado durante a reunião para formação do Comitê Interinstitucional de Meio Ambiente e Discussão da Criação do Fórum de meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Brejo Paraibano, que aconteceu em abril, no município de Bananeiras.

A deputada também ressaltou o papel do legislativo na questão ambiental e o compromisso do mandato nessa proposta.

“No papel de legisladora, um dos temas que tratamos como prioritário é a concepção ambiental. A Frente Ambientalista da ALPB tem a responsabilidade de ser o canal das demandas que forem trazidas para transitar e tramitar junto ao Governo do Estado”, disse Estela.

Comentários