Análise: para além dos números, pesquisa expõe sentimento de São Bento – Heron Cid
Opinião

Análise: para além dos números, pesquisa expõe sentimento de São Bento

10 de novembro de 2023 às 12h47

Por que o empresário e novato Gerfeson Carnauba lidera com folga as intenções de voto para a eleição na sempre polarizada São Bento? Os números da pesquisa do Instituto Opinião, divulgada pela Rede Mais, ajudam a responder.

Os dados mostram a radiografia do quadro, mas também apontam para um sentimento latente registrado no eleitorado da exigente e politizada cidade sertaneja.

E o sentimento flui como as águas do Rio Piranhas: o são-bentense vai na correnteza da continuidade administrativa da gestão liderada pelo prefeito Jarques Lúcio (PSB), cujo governo é aprovado por 81% da população local e considerado por 64,4% o melhor prefeito que a cidade já teve. Os números consolidam o seu papel de cabo eleitoral mais influente do processo já em curso.

Candidato apresentado por Jarques, Gerfeson incorpora esse conceito cristalizado pela maioria. Nome jovem e novato em disputa eleitoral, Carnaúba é catapultado pelos índices de aprovação.

É esse impulso que abre dianteira de 15 pontos percentuais frente ao também empresário Marcos Davi, um veterano com experiência política e candidato da grande aliança Galego Souza (PP) e Márcio Roberto (Republicanos), ambos ex-prefeitos.

Em temperatura normal, essa fusão entre duas tradicionais forças políticas seria suficiente para isolar o prefeito e mudar bruscamente as perspectivas de poder numa cidade que respira eleição.

Entretanto, as coisas mudaram e o eleitor também. São Bento é um exemplo. Uma ilustração real de que cada vez mais o cidadão valoriza resultados e ganhos coletivos acima dos acordos individuais de poder. A razão acima da emoção.

A pesquisa indica, portanto, um prognóstico. A disputa será entre Gerfeson e Marcos, mas o eleitor também está de olho nos cabos eleitorais de cada um. E no comparativo entre passado e presente, São Bento dá sinais de que gosta mais do que vê à frente do que no retrovisor.

Comentários