Opinião: a aliança Cícero e PSB entra no divisor das 'águas' – Heron Cid
Opinião

Opinião: a aliança Cícero e PSB entra no divisor das ‘águas’

5 de abril de 2023 às 09h59

Existem dois sentimentos flutuantes nos mares do PSB da Paraíba. O público ondeia nas repetidas falas oficiais do governador João Azevêdo de reedição da aliança com o prefeito Cícero Lucena, em João Pessoa. O interno – na base partidária – rema silenciosa resistência e uma falta de apetite para repetir o prato de 2020.

A chegada do ex-vereador Tibério Limeira no comando da sigla em João Pessoa servirá de reposicionamento de rota. Figura autorizada, Limeira tratou de estabelecer, em poucas e medidas palavras, a nova direção do barco. A aliança existe, já a renovação vai depender. Com todas as reticências possíveis…

É sutil, mas uma alteração substancial na condução da nau. O que antes era fato líquido e certo, agora ganha ventos condicionais. No que consiste acerto. Um partido do porte do PSB, protagonista da batalha de 2022, não pode morrer de véspera na praia, nem singrar como nau coadjuvante.

Legenda com vela de centro esquerda, o PSB tem obrigação política de ajustar vontades pragmáticas a conteúdos programáticos. A aliança com Cícero deve calibrar as duas coisas e passar por temas coletivos e de interesse da cidade. Não pode ser na base do câmbio automático e precisa respeitar as embreagens do motor do sentimento da capital.

Eleitor de Cícero em 2020 e receptor de apoio em 2022, as dívidas de ambos estão quites. O jogo começa a zerar e as novas fases da travessia serão guiadas pela conjuntura e entendimentos. Não por cláusulas prévias, prontas, acabadas e imutáveis.

Tibério fala em muitas águas para rolar debaixo da ponte até as convenções. Um divisor de águas na relação. Cícero terá que entender e compreender. A tratativa com o partido que governa o estado, e tem características peculiares, não pode reproduzir a mesma fórmula de Republicanos, PV, Solidariedade, entre outros.

A aliança pode ser renovada? Sim. Todavia, apesar da pré-disposição de João e da comodidade para o andar de cima, a repetição passa também pelo chão do navio. Será o tamanho do governo Cícero e a carga de sua aprovação popular quem vão pesar para dizer em qual cais o PSB atracará. Afinal, nenhum partido quer morrer abraçado com afogado, como também, por outro lado, ninguém inteligente prefere nadar contra a maré de um favorito. As águas da aliança já estão rolando. Para navegação ou naufrágio.

Comentários