Análise: o que juntou Walber a Ruy Carneiro; razões, significados e efeitos – Heron Cid
Opinião

Análise: o que juntou Walber a Ruy Carneiro; razões, significados e efeitos

7 de março de 2022 às 11h03

A união dos deputados Ruy Carneiro (PSDB), federal, e Walber Virgolino (Patriota), estadual, é um fato político interessante nas últimas horas.

Primeiro, porque é a união de dois ex-candidatos a prefeito de João Pessoa que, juntos, somaram 30% dos votos no primeiro turno.

Um percentual formidável que oferece uma ideia da perspectiva eleitoral formada com o anúncio de apoio de Virgolino a Ruy.

Segundo, porque chama atenção a escolha de Walber por um candidato fora do que vinha a ser seu espectro ideológico, o bolsonarismo. O mais esperado, por osmose, seria seu apoio ao deputado Cabo Gilberto (PSL).

Pelos sinais, apesar de seu viés de direita, o delegado tem se inclinado cada vez mais pelo caminho de uma plataforma independente, sem ser totalmente refém de ondas ou bolhas específicas.

A escolha por Ruy veio justificada pelo perfil do deputado federal associado à bandeiras como o Hospital Napoleão Laureano e o apoio às instituições filantrópicas.

Mas tem mais: para Walber é mais confortável votar em alguém com um projeto sólido e com um cartão de apresentação fluído em João Pessoa, a principal base dos dois.

Para Ruy, um reforço considerável que não estava no seus planos. Bom para ambas as partes. Sobretudo por ser uma aliança que pode, a depender de 2022, se replicar em 2024.

Comentários