Aviso aos navegantes: nova onda de covid voltou a matar muito na Paraíba – Heron Cid
Opinião

Aviso aos navegantes: nova onda de covid voltou a matar muito na Paraíba

29 de janeiro de 2022 às 12h06

Nos últimos três boletins oficiais da Paraíba a covid-19 mostra os dentes de novo: 41 mortes causadas pela doença até então controlada.

Como os especialistas assinalavam que a variante ômicron contamina bem mais e mata bem menos, a sociedade relaxou. Generalizadamente.

Gente minimizando a circulação do vírus como mais um dos surtos de gripe. Outros excessivamente seguros com a proteção da vacinação.

Só que diante do volume de tanta infecção (quase 10 mil casos confirmados nas últimas 72 horas), a tendência empurra os gráficos da letalidade para cima. É matemática.

Colabora terrivelmente com os números a lamentável existência de percentual considerável de não-vacinados, população mais vulnerável e que lidera a estatísticas das novas mortes, apesar de todos os apelos das autoridades sanitárias e científicas.

Pelos dados, convém não subestimar essa nova fase da pandemia. Os boletins das últimas horas não deixam dúvidas e mandam avisar a quem interessar possa: o coronavírus voltou a matar muito na Paraíba.

Comentários