As ondas da política: Luciano volta ao PT pelo motivo que saiu – Heron Cid
Opinião

As ondas da política: Luciano volta ao PT pelo motivo que saiu

16 de dezembro de 2021 às 20h19
Saída em 2015 foi por sobrevivência. Regresso em 2021, também

Atribui-se a Winston Churchill a frase segundo a qual, diferente da guerra, na política se pode morrer várias vezes. Partidos e lideranças convivem com esse movimento de entrada e saída de necrotérios.

O PT viveu isso de 2015 até a soltura do ex-presidente Lula. No auge da Lava Jato, o partido baixou no cemitério e sofreu grandes perdas.

Entre as quais, a do seu único prefeito entre as capitais brasileiras à época. Luciano Cartaxo deixou a sigla em 2015 para evitar respingos dos desgastes dos comprovados e estratosféricos escândalos de corrupção.

E naquele momento acertou na estratégia política. Foi reeleito no primeiro turno, enquanto o PT, com Charliton Machado, amargou 4% dos votos.

Seis anos depois, os novos ventos levam o mesmo Luciano a refazer o itinerário. Com Lula líder das intenções de voto, Cartaxo surfou no momento e no regresso ao partido que deixou para não se afogar lá atrás.

Se em 2015 a tempestade negativa afastou o político para outros mares, a força da maré positiva para 2022 devolveu o ex-prefeito à praia lulista.

Como na canção de Lulu Santos e Nelson Motta, a política e “as ondas vão e vêm/ E vão e são como o tempo”. Churchil estava certo. Depois da morte, o PT está vivo de novo. E Luciano também.

Comentários