Em Ingá, Robério bate doutorzinho e Edilson – Heron Cid
Bastidores

Em Ingá, Robério bate doutorzinho e Edilson

14 de novembro de 2020 às 08h04

O prefeito e candidato à reeleição, Robério Burity (PDT), lidera a disputa em Ingá, no Agreste paraibano, com 39,4% das intenções de voto em pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Opinião. O segundo colocado no pleito é Júnior Doutorzinho (Pros), que tem 28% da preferência do eleitorado, seguido de Edilson Rodrigues (PP), com 21,4%. Brancos, nulos e nenhum somam 2,9% e não sabem ou não responderam são 8,3% dos eleitores. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira no Projeto Eleições 2020 do Portal MaisPB e Rede Mais Conteúdo.

Fonte: Instituto Opinião

Robério Burity também lidera, com 37,1%, as intenções de voto na pesquisa espontânea (quando o Instituto Opinião na primeira pergunta não apresenta os nomes dos candidatos). Júnior Doutorzinho tem 27,4% e Edilson Rodrigues 20,6%. Já 1,7% responderam que votariam branco, nulo e nenhum e 13,2% ainda estão indecisos ou não souberam responder.

Fonte: Instituto Opinião

O Instituto Opinião perguntou em quem o eleitor de Ingá não votaria de jeito nenhum. Júnior Doutorzinho lidera a rejeição com 34,2% das respostas, seguido de Robério Burity, rejeitado por 26,9%. Edilson tem 10% de rejeição. Entre os entrevistados, 4% rejeitam todos os candidatos e 24,2% não rejeitam nenhum.

Fonte: Instituto Opinião

A gestão do prefeito Robério Burity é aprovada por 62% dos eleitores entrevistados pela pesquisa do Instituto Opinião, enquanto 28,3% reprovam a maneira como o administrador governa a prefeitura. Não sabem ou não responderam somaram 9,7%.

Fonte: Instituto Opinião

Para 60,6% dos eleitores de Ingá, merece aprovação a forma como o governador João Azevêdo (Cidadania) administra a Paraíba. Por outro lado, 14,6%. Não sabem ou não responderam representam 24,8% dos entrevistados.

Fonte: Instituto Opinião

Em Ingá, o governo de Jair Bolsonaro é aprovado por 50,3% dos eleitores entrevistados e 38,6% desaprovam o estilo administrativo implantado pelo atual presidente no Brasil. Não sabem ou não responderam são 11,1%.

Fonte: Instituto Opinião

Dados técnicos da pesquisa

O Instituto Opinião realizou 350 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de Ingá no último dia 09 de novembro.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Alto do Seixo, Batente de Pedra, Bela
Vista, Boa Esperança, Brito, Cachoeira do Barbosa, Cachoeirinha, Caiçara, Cazuzinha I, Cazuzinha II, Centro, Conjunto Adma, Conjunto Isabel Burity, Conjunto Nova Vida, Distrito de Pontina, Ditstrito Chã dos Pereiros, Emboca, Estação, Gentil, Jardim Farias, Quixelô, Raspadinha, Rua da Palha, São José, Senzala, Serra Velha, Sítio Hotel Cruzeiro, Surrão de Baixo, Surrão do Poços, Tijolo Cru e Torre.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, executado in loco pelo coordenador de campo e uma filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-01083/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB e Programa Hora H

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Comentários