São João do Tigre: Márcio Leite tem 66,8% contra 25,9% de Ygor Queiroz – Heron Cid
Bastidores

São João do Tigre: Márcio Leite tem 66,8% contra 25,9% de Ygor Queiroz

13 de novembro de 2020 às 09h34

Se as eleições para prefeito de São João do Tigre, no Cariri paraibano, fossem hoje, o candidato Márcio Leite (Republicanos) seria eleito com 66,8% das intenções de voto contra 25,9% de Ygor Queiroz (PSD). É o que aponta a pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Opinião e divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Portal MaisPB. Do total de entrevistados, 2,3% disseram que votariam branco, nulo ou nenhum dos postulantes, enquanto 5% informaram que, a três dias do pleito, ainda estão indecisos sobre quem escolher para gerir o município.

A divulgação integra o Projeto Eleições 2020 do Portal MaisPB, Rede Mais e o Instituto Opinião, sediado em Campina Grande, um dos mais acreditados do Nordeste e com 26 anos de experiência acumulada.

Fonte: Instituto Opinião

Márcio também lidera a espontânea

O Instituto Opinião também procurou saber, sem citar nomes dos candidatos, em quem os eleitores de São João do Tigre iriam votar para prefeito.

Assim como na estimulada, quando os nomes dos postulantes são apresentados aos cidadãos, Márcio lidera. Ele tem a preferência de 64,5% do eleitorado. Nesse cenário, Ygor Queiroz foi citado por 26,4% dos entrevistados.

Branco, nulo e nenhum são 2,3%. Indecisos ou não sabem representam 6,8%.

Fonte: Instituto Opinião

63,7% têm certeza do voto em Márcio e 25,9% em Ygor 

O Instituto Opinião verificou, ainda, o grau de convicção do voto do eleitor e a opinião sobre os candidatos na disputa pela Prefeitura de São João do Tigre, no Cariri paraibano.

Ao serem questionados sobre Márcio Leite (Republicanos), 63,7% dos eleitores informaram que votariam com certeza no candidato, enquanto 8,6% disseram que poderiam votar.

Por outro lado, 24,5% garantiram que não votam de jeito nenhum em Leite, 1,4% não o conhecem suficiente para avaliá-lo e 1,8% não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Já em relação a Ygor Queiroz (PSD), 25,9% estão convictos do voto nele e 12,3% admitem que poderiam votar. Na contramão desse dado, 56,8% dizem que não vão votar de jeito nenhum no candidato, 4,1% não lhe conhecem e 0,9% não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Gestões de Célio, João e Bolsonaro são aprovadas em São João do Tigre 

A Pesquisa RedeMais/Opinião também procurou saber dos eleitores de São João do Tigre como eles avaliam as gestões municipal, estadual e federal.

Prestes a concluir o segundo mandato, o prefeito Célio Barbosa tem aprovação de 78,6%. Por outro lado, 18,2% dos munícipes reprovam o governo local e 3,2% não sabem ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Quando questionados sobre o governo João Azevêdo (Cidadania), 62,3% informaram que aprovam a gestão estadual, 9,5% reprovam e 28,2% não sabem ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Já em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a aprovação é de 52,3%, reprovação de 33,6% e 14,1% não sabem ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Dados técnicos

O Instituto Opinião realizou 220 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de São João do Tigre no último dia 6 de novembro.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Angico, Aroeiras, Cacimba Nova, Cacimbinha, Cascavel, Cedro, Corredor, Cupiras, Felicidade, Ingá, Jurema, Lagoa do Luiz, Larvas, Nogueira, Quaty, Rio Comprido, Salgados, Santa Cruz, Santa Maria, São Miguel, Serra de Moça, Várzea Grande e Zé Rodrigues.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, executado in loco pelo coordenador de campo e uma filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB- 07106/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB e Programa Hora H

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Comentários