Pirpirituba: Didiu lidera com 76,3%; Ronaldinho tem 16,7% – Heron Cid
Bastidores

Pirpirituba: Didiu lidera com 76,3%; Ronaldinho tem 16,7%

13 de novembro de 2020 às 09h39

O prefeito de Pirpirituba, Didiu de Freitas (PSDB), lidera com 76,3% das intenções de voto contra 16,7% de Ronaldinho da Silva (Cidadania). É o que mostra a pesquisa estimulada feita pelo Instituto Opinião e divulgada nesta quinta-feira (12) no Portal MaisPB. O candidato à reeleição está com 59,6 pontos percentuais na frente do segundo colocado, Ronaldinho.

Do total de entrevistados, 2,6% disseram que vão votar nulo, branco ou nenhum. Já 4,4% ainda estão indecisos ou não sabem quem será o candidato escolhido.

A divulgação integra o Projeto das Eleições 2020 do Portal MaisPB e Rede Mais, em parceria com o Instituto Opinião, um dos mais acreditados do Nordeste e que acumula 26 anos de experiência e credibilidade.

Fonte: Instituto Opinião

Didiu também está à frente na espontânea 

O Instituto Opinião também perguntou, sem apresentar nomes, em quem os eleitores de Pirpirituba, no Agreste paraibano, votariam para prefeito caso as eleições fossem hoje.

Assim como no levantamento estimulado, quando os entrevistadores mostram quem são os candidatos na disputa, Didiu também está à frente na espontânea. Ele foi lembrado por 72,2% dos entrevistados, enquanto Ronaldo obteve 15,6% das lembranças. Branco, nulo ou nenhum somam 2,2%. Já 10% estão indecisos ou não sabem em quem votar.

Fonte: Instituto Opinião

A Pesquisa RedeMais/Opinião verificou, ainda, o grau de convicção do voto do eleitor e a opinião sobre os candidatos na disputa pela Prefeitura de Pirpirituba, no Agreste paraibano.

Ao serem questionados sobre certeza absoluta se votarão em Didiu de Freitas, 73,7% disseram que sim, enquanto 8,5% afirmaram que poderiam escolher o candidato.

Por outro lado, 15,6% foram categóricos afirmando que não votam de jeito nenhum nele. Já 1,9% disseram desconhecer o gestor para avaliá-lo e 0,3% não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Quando os mesmos questionamentos são feitos em relação a Ronaldinho da Silva, 14,4% deram a certeza do voto e 17,4% que havia uma chance de votar nele.

Na contramão desse dado, 63,7% afirmaram que não votam de jeito nenhum no candidato e 3,7% não o conhecem. Não responderam representam 0,8% dos munícipes.

Fonte: Instituto Opinião

Gestões de Didiu e João são aprovadas e Bolsonaro reprovada 

O Instituto Opinião também procurou saber dos eleitores de Pirpirituba como eles avaliam as gestões do prefeito Didiu de Freitas, do governador João Azevêdo (Cidadania) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Quando perguntados sobre a gestão municipal,  82,2% informaram que aprovam e 14,8% reprovam a administração no município. Não sabem ou não responderam somam 3%.

Fonte: Instituto Opinião

Ao serem indagados sobre a gestão estadual, 55,2% aprovam a maneira como João gere a Paraíba e 25,2% reprovam. Não sabem ou não responderam são 19,6%.

Fonte: Instituto Opinião

Já em relação ao Governo Federal, a maioria dos munícipes reprovou o presidente Jair Bolsonaro. Segundo a Pesquisa RedeMais/Opinião, 56,7% não concordam com a forma de Bolsonaro administrar, enquanto 36,3% aprovam. Não sabem ou não responderam são 7%.

Fonte: Instituto Opinião

Dados técnicos

O Instituto Opinião realizou 270 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de Pirpirituba no último dia 07 de novembro.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Alto da Matriz, Alto do Damião, Baixa do Carro, Boa Esperança, Cafelis, Caixa d’Água, Campineiro, Castanha Velha, Centro, Conjunto Oliveira de Lucena, Dois Irmãos, Impueira, Itamatay, Ladeira de Pedra, Mascate, Mata, Mutirão, Nica, Pacova, Passassunga, Pau d’Arco, Pedra d’Água, Pedra do Urubu, Santa Laura, Serra da Jurema, Tanques e Várzea Comprida.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, executado in loco pelo coordenador de campo e uma filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-06213/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB e Programa Hora H

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Comentários