Disputa acirrada em Uiraúna: Segundo tem 51,9% e Leninha 44,2% – Heron Cid
Bastidores

Disputa acirrada em Uiraúna: Segundo tem 51,9% e Leninha 44,2%

13 de novembro de 2020 às 09h44

Segundo Santiago (PTB), atual prefeito e candidato à reeleição, lidera com 51,9% das intenções de voto a disputa pela Prefeitura de Uiraúna, no Alto Sertão da Paraíba. Leninha Romão (PP) é a preferida de 44,2% dos eleitores do município. Brancos, nulos e nenhum são 0,8%, indecisos ou não sabem somam 3,1%.

Esse é o resultado de pesquisa estimulada realizada no último dia 6 de novembro, nove dias antes do pleito deste domingo (15), pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB e a Rádio Mais FM 100.1 (Uiraúna).

Considerando a margem de erro de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos, os dados indicam empate técnico entre os dois concorrentes, com tendência de vitória de Segundo, que está 7,7 pontos percentuais à frente de sua adversária.

Fonte: Instituto Opinião

Na pesquisa espontânea (quando os entrevistadores não citam nomes dos candidatos), o resultado é semelhante: Segundo Santiago repete a dianteira com 51,5% e Leninha Romão tem 43,8% das citações dos entrevistados. Brancos, nulos e nenhum são 0,4 e indecisos ou não responderam soma 4,3% dos eleitores.

Fonte: Instituto Opinião

Sobre o grau de convicção do voto, quando perguntados pelo Instituto Opinião em relação ao candidato Segundo Santiago, 51,5% dos eleitores de Uiraúna responderam que votam com certeza no petebista, 8,1% admitem que poderiam votar, 36,9% asseguram que não votariam de jeito nenhum, 1,9% dizem que não conhecem o candidato o suficiente para avaliá-lo e 1,6% não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Já sobre a candidata Leninha Romão, 40,8% dizem que votam nela com certeza, 11,2% poderiam votar, 43,1% não votariam de jeito nenhum, 2,3% dizem não conhecê-la o suficiente e 2,6% não responderam ao questionamento.

Fonte: Instituto Opinião

Gestão de Segundo Santiago é aprovada por 62,7% dos eleitores

O Instituto Opinião avaliou as gestões municipal, estadual e federal. A administração do prefeito Segundo Santiago é aprovada por 62,7% dos eleitores e reprovada por 28,5% dos entrevistados, enquanto 8,8% não sabem ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Já a forma como o governador João Azevêdo (Cidadania) administra a Paraíba recebeu a aprovação de 53,5% dos eleitores de Uiraúna. Por outro lado, 24,6% reprovam o modelo de gestão de Azevêdo e 21,9% não sabem ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

A maneira de governar o Brasil adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é aprovada por 45,8% dos entrevistados no município. Para 36,2% dos eleitores, o governo Bolsonaro merece reprovação e 18% não sabem ou não responderam.

Fonte: Instituto Opinião

Dados técnicos da pesquisa

O Instituto Opinião realizou 260 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de Uiraúna no último dia 06 de novembro.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Agreste, Algasa, Alta da Bela Vista, Arapuã, Arrojado, Belém Novo, Berlim, Bronzeado, Bujary, Cafundó de Areias, Canadá, Carrasco, Casinhas, Centro, Cristo Rei, Cruz, Curupaity, Distrito Areias, Distrito Quixaba, Dom Silvano, Espírito Santo, Extrema, Exú, Figueiredo, Garrafão, Graciosa, Guerrilha, João Ferreira, José Felipe, Lajes, Macacos, Madeiro, Mato Grosso, Moça Branca, Moreira, Mutirão Antônio Mariz, Mutirão da AABB, Mutirão Frei Damião, Nossa Senhora de Lourdes, Olho d’Água Seco, Placas, Pocinhos, Retiro I, Retiro II, Retiro III, Rio do Peixe, Saco da Barra, Saco dos Martins, Santa Umbelina, São José, Tamandaré, Tigre, Varreio e Vazante.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, executado in loco pelo coordenador de campo e uma filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-01851/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB e Programa Hora H

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Comentários