Em Santa Helena, João Cléber lidera com 52,1% – Heron Cid
Bastidores

Em Santa Helena, João Cléber lidera com 52,1%

11 de novembro de 2020 às 19h10

Faltando 4 dias para a eleição, pesquisa do Instituto Opinião projeta a vitória de João Cléber (Cidadania) em Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, com 52,1% das intenções de voto. A segunda colocada na disputa é Corrinha (Socorro Félix), candidata do PL, que aparece com 30,8% da preferência dos entrevistados e em último lugar está Vera Soares (PP), a opção de 6,3% dos eleitores do município.

A pesquisa integra o Projeto Eleições 2020 do Portal MaisPB, Rede Mais e o Instituto Opinião, sediado em Campina Grande, um dos mais acreditados do Nordeste e com 26 anos de experiência acumulada.

De acordo com o levantamento, João Cleber alcançou uma maioria de 21,3 pontos percentuais em relação à sua principal concorrente, Corrinha.

Conforme a pesquisa estimulada, 2.9% dos eleitores de Santa Helena responderam que vão votar branco ou nulo, enquanto 7,9% ainda não sabem ou não responderam a pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Santa Helena”?

Fonte: Instituto Opinião

João Cleber também lidera pesquisa espontânea

Líder na pesquisa estimulada, João Cleber também é o primeiro colocado na pesquisa espontânea (modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do seu candidato sem o auxílio da lista com todos os postulantes).

Apoiado pelo prefeito Emmanuel Messias (Cidadania), João Cleber tem 49,5% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

Corrinha é lembrada por 29,6% e Vera por 5,4% dos eleitores do município.

Branco, nulo e nenhum são 1,3% dos entrevistados e não sabem ou não responderam representam 14,2%.

Fonte: Instituto Opinião

Corrinha apresenta maior rejeição

O Instituto Opinião avaliou índice de rejeição dos candidatos em Santa Helena e perguntou quem dentre os candidatos o eleitor não votaria de forma nenhuma.

Corrinha lidera a rejeição com 26,7% das respostas dos entrevistados.

João Cléber é rejeitado por 22,5% dos entrevistados e Vera por 16,7% dos eleitores do município, 0,8% dizem rejeitar todos os três candidatos e 33,3% não rejeitam nenhum dos concorrentes.

Fonte: Instituto Opinião

Gestão de Emmanuel Messias é aprovada por 56,7% dos eleitores

O Instituto Opinião também avaliou a administração atual e perguntou: “Na sua opinião, você aprova ou desaprova a gestão do prefeito de Santa Helena, Emmanuel Messias”?

A gestão municipal é aprovada por 56,7% dos eleitores do município, enquanto 32,9% desaprovam a forma como o prefeito administra.

Não sabem ou não responderam a pergunta 10,4% dos entrevistados.

Fonte: Instituto Opinião

Governo João Azevêdo tem 68,3% de aprovação em Santa Helena

O governo de João Azevêdo (Cidadania) na Paraíba tem aprovação de 68,3% dos eleitores de Santa Helena, segundo os dados do Instituto Opinião.

A gestão estadual é desaprovada por 10% dos entrevistados. Outros 21,7% não sabem ou não responderam à pergunta.

Fonte: Instituto Opinião

Maioria em Santa Helena reprova Bolsonaro

Já a administração do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é reprovada pela maioria dos eleitores de Santa Helena: 50,8% dos entrevistados desaprovam a forma como Bolsonaro comanda o Brasil.

No município, o modelo de Bolsonaro é aprovado por 32,1% da população, enquanto 17,1% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Fonte: Instituto Opinião

Dados técnicos

O Instituto Opinião realizou 240 entrevistas com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de Santa Helena no último dia 7 de novembro, oito dias antes da eleição.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Santa Helena (Sede), Bonita, Cacaré, Distrito Várzea da Ema, Distrito de Melancias, Formigueiro, Granja, Guedes, Lagoa Grande, Pé Branco, Retiro, Rua
Nova, São Bento e Umarizeiro.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-00738/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB e Programa Hora H

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Comentários