Com 39 pontos de maioria em Cruz do Espírito Santo, Aliny 'Povão' faz jus ao apelido – Heron Cid
Bastidores

Com 39 pontos de maioria em Cruz do Espírito Santo, Aliny ‘Povão’ faz jus ao apelido

28 de outubro de 2020 às 19h38
Aliny Povão, candidata à prefeita, e Pedrito Gomes, atual prefeito de Cruz do Espírito Santo

A candidata à prefeita de Cruz do Espírito do Santo pelo Democratas, Aliny Povão, lidera com 52,6% as intenções de voto na pesquisa RedeMais/Opinião, divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Portal MaisPB e o Programa Hora H, na Rede Mais Rádio.

A diferença da candidata para o segundo colocado, Jackson Peixoto (PDT), que tem 12,9% da preferência do eleitorado, é de 39,7 pontos percentuais. O terceiro colocado é Marlyson Costa (Republicanos), com 11,4%. Jackson e Marlyson estão tecnicamente empatados.

Branco, nulo ou nenhum somam 5,1%. Indecisos ou não sabem representam 18% dos entrevistados.

Os dados mostram, sem questionamentos, que a vereadora Aliny Povão faz jus ao apelido que ganhou na cidade. E que Pedrito Gomes (DEM), o atual prefeito, acertou na escolha do nome à sua sucessão.

Confira a pesquisa completa:

Aliny também lidera na espontânea 

Aliny Povão também lidera na pesquisa espontânea (quando o Instituto não cita nomes dos candidatos). A vereadora tem 48,3% das intenções de voto contra o também parlamentar Jackson Peixoto, que detém 11,4% da preferência dos entrevistados.

O terceiro colocado é o advogado Marlyson Costa, com 10,6%.

O atual prefeito da cidade, Pedro Gomes, o Pedrito, que não é candidato nas eleições deste ano, foi citado por 1,7% dos eleitores como opção para gerenciar o município.

Branco, nulo e nenhum somam 5,1%. Indecisos ou não sabem representam 22,9% dos entrevistados.

Marlyson lidera rejeição em Cruz do Espírito Santo 

O Instituto Opinião quis saber, também, em quem os eleitores não votariam de maneira alguma para o cargo de prefeito de Cruz do Espírito Santo se as eleições fossem hoje.

O candidato do Republicanos, Marlyson Costa, lidera o índice de rejeição com 44,9%.

A candidata Aliny Povão é a segunda mais rejeitada. Do total de entrevistados, 16,3% disseram que não votariam na democrata.

Outros 12,3% responderam que não votariam em Jackson Peixoto.

Rejeitam todos somam 4,3%. Não rejeitam nenhum somam são 22,2%

Dados Técnicos

A pesquisa do Instituto Opinião, realizada em parceria com o Portal MaisPB/RedeMais, ouviu 350 eleitores de Cruz do Espírito Santo, durante os últimos dias 23 e 24, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-09240/2020.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Antônio Mariz, Campo de Semente e Mudas, Canudos, Centro, Cobé, Dona Helena, Dr. João Úrsulo, Engenho São Paulo, Entrocamento, Fazenda Espírito Santo, Francisco Cunha, Jagraú, Jaques, João Raimundo, Júlio Paiva, Manguengue, Massangana I, II e III, Patrocínio, Rafael Fernandes, Salão, Santa Helena, Santa Luzia, Santana II, Socorro e Vida Nova.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Comentários