Outra vez o PT fora do segundo turno em São Paulo (por Ricardo Noblat) – Heron Cid
Bastidores

Outra vez o PT fora do segundo turno em São Paulo (por Ricardo Noblat)

24 de setembro de 2020 às 12h28
O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto | Foto: José Cruz/Agência Brasil José Cruz/Agência Brasil

Por ter sido a primeira aplicada presencialmente, a pesquisa Datafolha divulgada nesta madrugada inaugura, de fato, a morna, quase fria campanha para prefeito de São Paulo. E confirma o que o PT temia nos seus piores pesadelos: como há quatro anos, deverá ficar de fora do segundo turno.

O ex-deputado Jilmar Tatto, seu candidato a prefeito, aparece na rabeira da disputa embolado com nove candidatos que não passam de míseros 2% das intenções de voto. Isso ocorre na parte da pesquisa estimulada, quando ao entrevistado é apresentada uma lista com o nome de todos os candidatos.

O líder da pesquisa é o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) com 29%, seguido pelo atual prefeito Bruno Covas (PSDB) com 20%, Guilherme Boulos (PSOL) com 9%, e Márcio França (PSB) com 8%. Os que dizem que votarão em branco ou nulo somam 17%. E os que não souberam responder, 4%.

Carlos Bolsonaro declara à Justiça Eleitoral R$ 20 mil guardado em espécie
O Datafolha ouviu 1.092 eleitores nos últimos dias 21 e 22. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea, quando apenas se pergunta ao entrevistado em quem ele votaria se a eleição fosse hoje, Covas tem 8%, em empate técnico com Russomanno (5%) e Boulos (5%).

Dos oito prefeitos da capital paulista eleitos desde 1989, três foram do PT – Luiza Erundina, agora candidata a vice de Boulos, Martha Suplicy e Fernando Haddad. Não havia reeleição na época de Erundina. Candidata à reeleição, Martha foi derrotada no segundo turno. Haddad foi derrotado no primeiro ao tentar se reeleger.

O desempenho de Tatto na eleição deste ano deverá ser pior do que o de Haddad em 2016. Mal começou a campanha, e medalhões do PT, estreitamente ligados a Lula, abandonaram o candidato e aderiram a Boulos. Entre os simpatizantes do partido, 6% dizem que votarão em Tatto, 16% em Boulos e 32% em Russomanno.

Veja

Comentários