Guerra fria: o que está por trás das faíscas entre Luciano e Ruy – Heron Cid
Bastidores

Guerra fria: o que está por trás das faíscas entre Luciano e Ruy

2 de fevereiro de 2020 às 01h26
Ruy Carneiro e Luciano Cartaxo se encaram sobre sucessão

Quando afirmou categoricamente ao Blog, uma semana atrás, que seu grupo só terá um candidato à sucessão, sem permitir margem para qualquer tipo de faturamento em cima do seu ‘legado’, o prefeito Luciano Cartaxo (PV) já estava demarcando território.

Sua declaração, na última sexta-feira, em que minimizou a candidatura do aliado Ruy Carneiro (PSDB) e se disse focado em propor e apresentar “algo mais consistente” à cidade, foi um ato contínuo na sua estratégia em curso de afunilar a discussão e verificar quem é quem no processo.

De feeling apurado, o tucano percebeu a sutileza nem tão sutil assim da mensagem de Luciano. Entre ignorar e também marcar posição, Ruy preferiu a segunda opção e assumiu os riscos.

De Campina Grande, onde estava na hora que soube da cutucada, Carneiro produziu e distribuiu pessoalmente a resposta. Em suma, disse concordar que João Pessoa precisa de um projeto, mais do que um nome, ou do que um partido, num revide indireto contra a disposição do prefeito de bater o pé e fechar questão em torno de um quadro do PV.

“Temos certeza de que no momento certo haverá um diálogo com a base para estabelecer critérios de escolha que vão além da filiação partidária”, pregou o deputado federal, cobrando, de novo, regra para a definição do melhor nome do grupo.

Nada, claro, que vá mudar a determinação de Luciano fazer um sucessor do seu partido, o que é legítimo. Mas foi a forma do parlamentar manifestar, também no tom subliminar, discordância e de carimbar certa intransigência.

O recado de Luciano foi para Ruy, mas não só para este. A fala foi pedagógica. O prefeito pretende engrossar o pescoço para estabelecer a unidade do grupo e da gestão em torno do futuro nome a ser escolhido… Que está claro: não atende por Ruy.

Carneiro já sabe disso. Por isso, já manda dizer, ao seu modo e publicamente, que, tal qual Cartaxo, não cederá. A guerra fria dos dois está só começando.

Comentários