A cidade paraibana que decretou 33 dias de festa matuta e forró pé de serra – Heron Cid
Bastidores

A cidade paraibana que decretou 33 dias de festa matuta e forró pé de serra

29 de junho de 2023 às 23h33

Para o fervente caldeirão do debate do forró no São João, uma cidade paraibana botou um ingrediente a mais. São José de Princesa, localizada no sertão paraibano na divisa com Pernambuco, ousou.

Na contramão das festas juninas gourmetizadas, decidiu investir no diferencial: decretou 33 dias de evento com foco no forró pé de serra. É nesse destino, ainda desconhecido, que desembarca nesta sexta-feira (29) o “São João na Hora H”, programa especial para mostrar a nova experiência à toda a Paraíba conectada nas 25 emissoras da Rede Mais Rádio.

O ‘São João Matuteiro’ virou um atrativo da região. Situada 720 metros acima do nível do mar, no clima frio característico dos municípios da Serra do Teixeira, a “Cidade Matuta” dá boas vindas aos visitantes com sua edificação cenográfica, iluminação especial e elementos inspirados na cultura nordestina e da roça.

Durante o evento, iniciado em 31 de maio e com término neste domingo, dia 2 de julho, o turista é recebido por estrutura de barracas, praça de alimentação com cardápio regional, ponto de apoio para o empreendedorismo. De cidade grande, só a segurança, monitoramento eletrônico e bateria de banheiros químicos.

Foram 60 atrações contratadas, a maioria da própria região. São artistas forrozeiros, cantores, cantadores, repentistas, tocadores de triângulo, zabumbeiros e sanfoneiros.

Uma sustança fomento às raízes, uma brasa de incentivo à produção musical local e um rojão de estímulo à preservação da cultura tradicional do São João, seriamente ameaçada pela estilização demasiada e pelas imposições do mercado dos shows.

Distante 430 km do litoral, São José de Princesa nada contra a maré. Serrana, soprando bons ventos para a manter a fogueira junina acesa.

Comentários