O retrato da disputa Charles X Euda em Cuité – Heron Cid
Opinião

O retrato da disputa Charles X Euda em Cuité

10 de novembro de 2020 às 10h58

A ressonância eleitoral captada pelo Instituto Opinião, em Cuité, aponta vantagem e tendência de vitória do atual prefeito e candidato à reeleição, Charles Camaraense (Cidadania).

Ele enfrenta disputa belicosa com tradicional grupo político da cidade liderado por Bado Venâncio, que tenta com a ex-prefeita Euda Fabiana (MDB) voltar ao comando administrativo do município, arrebatado em 2016 por Camaraense contra Fabiano Valério (MDB), o então candidato à sucessão de Euda.

A diferença dos dois, à época, foi de 522 votos.

A cinco dias do pleito, Camaraense lidera a disputa com 53,7% das intenções de voto. Sua principal rival, Euda, tem 38,9% e o atual vice-prefeito Eliú Pessoa (PDT) apresenta 2% da preferência do eleitorado.

A vantagem de 14 pontos percentuais, se as eleições fossem hoje, reflete o desempenho da avaliação de gestão: 64,3% dos eleitores entrevistados aprovam a forma como o prefeito administra o município.

Qualquer analista de cenário ou estatístico sabe que aprovação ou desaprovação de gestão tem influência na hora do voto em sucessões.

Até onde se sabe, Camaraense enfrentou resistências no começo do mandato pela opção que fez de romper estilos e comportamentos políticos.

Amargou desgastes, mas soube contornar dificuldades. É o que a pesquisa do respeitado e acreditado Instituto Opinião revela, com clareza; na reta final, Charles chega na frente da maratona pela preferência do eleitor de Cuité.

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

Comentários