Primeira fotografia eleitoral São Bento mostra dianteira de Jarques – Heron Cid
Bastidores

Primeira fotografia eleitoral São Bento mostra dianteira de Jarques

17 de agosto de 2020 às 19h53

O prefeito de São Bento, Jarques Lúcio (Cidadania), lidera todos os cenários pesquisados pelo Instituto Opinião, num levantamento divulgado pelo programa Hora H, da Rede Mais Rádio, e Portal MaisPB, na noite desta segunda-feira (17).

Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não cita nomes de candidatos, Jarques Lúcio larga com 44,5% das intenções de votos.

O deputado Galego Souza (PP) surge na segunda colocação com 15,3%, o ex-prefeito Gemilton Souza (PP) tem 4,5% e Mazinho Mota (Patriota) apenas 0,3%. Brancos,  nulos e nenhum são 5% dos entrevistados e indecisos ou não sabem alcançam 30,4%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados), o prefeito Jarques é o primeiro colocado com 49,5% das intenções de votos, se a eleição fosse hoje.

Neste cenário, o segundo colocado é o deputado estadual Galego Souza (Progressistas). O parlamentar soma 34,5% das intenções de votos dos entrevistados. Em terceiro lugar está Mazinho Mota (Patriotas) com 1,5%. Brancos, nulos ou nenhum são 6,3%. Indecisos ou não sabem somam 8,2%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

Rejeição

O Instituto Opinião também perguntou em quem o eleitor de São Bento não vota de forma nenhuma para prefeito da cidade.

O nome mais rejeitado é de Mazinho Mota, com 28%. Ele é seguido por Galego Sousa, que tem 21,5% de índice de rejeição.

O atual prefeito Jarque Lúcio é o terceiro colocado com 14,8%. Rejeitam todos são 4,8% e não rejeitam nenhum somam 30,9%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

Em um outro cenário, quando Gemilton Souza (Progressistas) substitui o deputado Galego Souza,o  atual prefeito do município também lidera as intenções de voto.

Jarques Lúcio é o preferido por 49,5% dos eleitores. Gemilton alcança a preferência de 35% dos entrevistados. Mazinho Mota é o preferido de 2% dos eleitores.

Brancos, nulos ou nenhum são 5,8%. Indecisos ou não sabem somam 7,7%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

Em um novo cenário com uma simulação de disputa direta entre Jarques Lúcio e Galego Souza, o atual prefeito sobe para 51,5% da intenções dos votos, contra 35,5% do deputado estadual.

Brancos, nulos ou nenhum são 5,0%. Indecisos ou não sabem somam 8%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

O Instituto Opinião também simulou o embate direto entre Jarques Lúcio e Gemilton Souza. Neste cenário, Jarques também sai na dianteira com 51,3% contra 35,5% do ex-prefeito.

Brancos, nulos ou nenhum são 4,8%. Indecisos ou não sabem somam 8,4%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

A pesquisa apresentou um cenário onde os candidatos são Jarques Lúcio e Mazinho Mota. Numa disputa entre os dois, segundo o levantamento do Instituto Opinião, Jarques alcançaria 60,8% das intenções de votos, contra 10,8% de Mazinho.

Brancos, nulos ou nenhum são 20,5%. Indecisos ou não sabem somam 7,9%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

Avaliação da atual gestão 

O Instituto Opinião perguntou aos cidadãos de São Bento como eles avaliam a gestão do atual prefeito Jarques Lúcio (Cidadania).

72,8% da população aprova a maneira como Jarques administra a gestão municipal. O governo é reprovado por 16,8% dos entrevistados.

Não sabem ou não responderam somam 10,4%.

Fonte: Instituto Opinião/Rede Mais

Dados técnicos – Realizada entre os dias 12 e 13 deste mês, a pesquisa ouviu 400 entrevistados de 22 localidades da zona rural e urbana de São Bento. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número 08636/2020. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Instituto Opinião – Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB – Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

Hora H – Com uma hora de duração, o Hora H é um programa de jornalismo do começo de noite produzido pela Rede Mais Conteúdo, a partir dos estúdios do Portal MaisPB, e apresentado por Heron Cid e Wallison Bezerra, das 18h às 19h. A cabeça de rede é a Rádio Pop FM 89,3, de João Pessoa, transmitido via streaming, em áudio e vídeo, e reproduzido por 19 emissoras das principais regiões da Paraíba, do Litoral ao Sertão do Estado.

MaisPB

Comentários