Um País em chamas – Heron Cid
Opinião

Um País em chamas

28 de maio de 2018 às 15h43 Por Heron Cid

As consequências da greve dos caminhoneiros superam em muito os prejuízos de filas nos postos de gasolina e falta de mercadorias nas prateleiras.

Os cancelamentos de aulas nas escolas, a suspensão de cirurgias em hospitais públicos, as ruas e comércio esvaziados e a sensação de paralisia geral revelam mais.

O Brasil está em chamas. Manifestantes fazem barulho, mas o ambiente inflamável deu espaço para até vândalos aproveitarem para tocar fogo no terror.

Dentro dessas labaredas, joga-se de tudo. Gente desavisada e alheia ao movimento interrompe estradas, moradores fecharam ruas e todos colaboram de alguma forma para o caos generalizado.

Essa instabilidade não é de hoje, mas empurra muitos nesse movmento, uns por desinformação outros por uma nova expressão de anarquia, a defenderem a intervenção militar como saída.

Há um sentimento generalizado de incertezas poucos meses antes das eleições, mas esse quadro tosco não pode tirar do cidadão a convicção de que a urna é o único remédio legítimo contra o abismo a que afundamos.

Os fracassos e deslizes na nossa democracia não devem servir, jamais, para justificar atos de força, intolerância e usurpação do direito de escolha.

Pelo contrário, é o Estado Democrático de Direito o nosso maior bastião. Não fosse ele, em vez do ronco das ruas e das redes, as expressões máximas da liberdade de expressão, estaríamos anestesiados pelo falso silêncio como regra e a covardia como amiga.

Comentários