Vaquinha: atrás nas pesquisas, Amoedo e Manuella lideram arrecadação virtual – Heron Cid
Bastidores

Vaquinha: atrás nas pesquisas, Amoedo e Manuella lideram arrecadação virtual

21 de maio de 2018 às 10h25
João Amoedo (NOVO) e Manuela D'Ávila (PCdoB): líderes na arrecadação virtual - Montagem de Fotos / Agência O Globo

BRASÍLIA – Com dinheiro curto em função do fim das doações empresariais milionárias e um fundo público eleitoral limitado a ser rateado entre todos os partidos, os candidatos a presidente, governador, senador e deputado enfrentam outro desafio em tempos de forte desconfiança dos eleitores: convencê-los a participar do financiamento coletivo com doações voluntárias, as chamadas vaquinhas virtuais pela internet ou crowdfunding.

O prazo para que candidatos e partidos captem recursos na rede começou na semana passada e vai até 5 de outubro. O limite para doação diária por pessoas físicas é de R$ 1.064,10 e não pode ultrapassar 10% da renda bruta registrada na prestação de contas do Imposto de Renda em 2017. Os candidatos e partidos devem escolher entre 20 sites registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para receber as doações. O sistema foi aprovado na minirreforma eleitoral em 2015 e será testado pela primeira vez.

O pré-candidato a presidente João Amoêdo (Novo) saiu na frente dos concorrentes. Em dois dias, 607 pessoas de 23 estados doaram R$ 80,3 mil, média de R$ 132 por doador. Manuela D’Ávila (PCdoB) ficou em segundo lugar, com R$ 34,6 mil arrecadados. A meta do partido é captar R$ 150 mil nos próximos meses. “Ajude a Manu a levar as propostas do PCdoB para todo canto do Brasil”, diz a pré-candidata na página com o link para doações.

Álvaro Dias (Podemos) foi o terceiro. Mobilizou 20 doadores até a última sexta-feira e obteve R$ 1,8 mil. Em quarto lugar, Geraldo Alckmin captou para o PSDB, não para sua candidatura, cerca de R$ 1 mil no primeiro dia.

A performance do Novo se explica porque o partido decidiu não usar recursos públicos dos fundos partidário e eleitoral e já tinha experiência em captar doações voluntárias. Com a vaquinha virtual, a sigla conseguiu uma reserva extra de cerca de R$ 300 mil para a campanha.

O Globo

Comentários