1968, o ano que abalou o mundo. Por Ricardo Noblat – Heron Cid
Bastidores

1968, o ano que abalou o mundo. Por Ricardo Noblat

27 de dezembro de 2017 às 06h50

Nos primeiros minutos de 1º de janeiro de 2018, inauguro um novo twitter para contar dia a dia, momento a momento, o que aconteceu de mais importante em 1968, o ano que abalou o mundo e que agora completa 50 anos.

Será como se estivéssemos em 1968, sendo surpreendidos a cada instante por uma nova e, na maioria das vezes, trepidante notícia.

Em 1968, o movimento hippie explodiu, a guerra do Vietnã pegou fogo, Luther King, líder negro e Prêmio Nobel da Paz, foi assassinado nos Estados Unidos, bem como o senador Robert Kennedy, irmão do ex-presidente John Kennedy.

Os estudantes franceses quase derrubaram o governo do general Charles De Gaulle. A União Soviética invadiu a Tchecoslováquia e acabou com a “A Primavera de Praga”.

Por aqui, o regime militar endureceu com os estudantes que ocuparam as ruas das grandes cidades.  O ano terminou com o Ato Institucional nº 5 que eliminou o que restava do Estado de Direito. A ditadura tirou a máscara.

Jaqueline Kennedy, a viúva da América, casou-se com o magnata grego Aristóteles Onassis. A Rainha Elisabeth II visitou o Brasil e viu a Portela sambar. O Corinthians quebrou um jejum de 11 anos e derrotou o Santos de Pelé. O Botafogo foi campeão carioca.

1968 foi também um ano de músicas e de filmes que se tornaram célebres.

Fotos e vídeos acompanharão os posts.

Reserve seu lugar desde já em @1968agora

Venha comigo.

Boa viagem!

Comentários