Discurso de sua excelência Santanna é para os anais da resistência cultural – Heron Cid
Crônicas

Discurso de sua excelência Santanna é para os anais da resistência cultural

19 de junho de 2023 às 19h52
Artista levanta a voz da tribuna da consciência cultural nordestina

O discurso de Santanna, o Cantador, no show de Bananeiras-PB, é uma exortação ao povo do Nordeste! Além de categorizado no talento, o artista natural do Ceará se demonstrou politizado nas atitudes.

Da tribuna popular do palco que é todo seu, sua excelência o cantor fez o que caberia na boca de qualquer parlamentar paraibano ou nordestino em defesa do forró e da tradição cultural.

Na falta de representantes inspirados ou com coragem de tocar no tema, foi Santanna quem levantou a voz e falou por muita gente boa que tem sincera preocupação com os rumos de nossa mais identificada festa.

“Quando começamos a imitar nossa cultura, nós passamos a ser imitadores ruins. Essa festa se tornou grande porque é diferente. Quando você é diferente você é notado”, bradou, sem tomar conhecimento do regimento interno dos protocolos.

Um alerta para o perigo de o São João virar mero festival e de, pouco a pouco, substituírmos milho, pamonha e canjica por hámburguer, em plena festa junina, como já estamos trocando sanfona, zabumba e triângulo pelos sucessos da moda, ainda que destoem do nosso forró.

O tribuno do cancioneiro nordestino fez uma analogia desconcertante: “Você imagine o que é uma festa do seu aniversário e na hora de apagar a vela e cantar parabéns você é convidado a sair e quem faz isso é um convidado. É o que pode acontecer e o que está acontecendo”.

Filiado ao Partido das Tradições do Nordeste, Santanna lapidou, de improviso, um discurso digno dos anais da resistência da cultura nordestina. Todo nordestino consciente deve subscrevê-lo.

Comentários