Análise: Hélder e Zenildo, com quem Tyrone vai em 2024? – Heron Cid
Opinião

Análise: Hélder e Zenildo, com quem Tyrone vai em 2024?

13 de abril de 2023 às 11h31
Hélder Caravalho e Zenildo Oliveira, as duas opções na mesa do grupo governista em Sousa

Em Sousa, no sertão paraibano, todo mundo sabe e até a oposição não ignora a aprovação da gestão do prefeito Fábio Tyrone (PSB). Reeleito com 70% dos votos, Tyrone convive com situação confortável até a turbulência que fissurou seu grupo.

A definição prévia em torno do vice-prefeito e empresário Zenildo Oliveira (PSB) precipitou um rompimento político no bloco governista. Tyrone decidiu pela ruptura com o ex-prefeito João Estrela (PDT) e o médico e empresário Gilberto Sarmento, interessado na sucessão.

Alegou traição a acordos políticos. O discurso se sustenta em parte. Todos os vereadores que teriam embarcado na trama que resultou num opositor na presidência da Câmara Municipal todos foram devidamente anistiados. Fábio só não perdoa João e Gilberto.

O que leva a crer que, de algum forma, o afastamento contemplou um desejo estratégico do prefeito. Um processo de depuração interna.

Nesse caldeirão, ganhou força o tempero do nome do chefe de gabinete, advogado Helder Carvalho. Ele tem trânsito livre em Sousa. Do bom relacionamento com a classe política à ação social com as populações mais carentes.

A oposição tradicional, liderada pelo clã Gadelha, se articula para formar aliança com Estrela e Gilberto. Ensaiam uma frente ampla para tentar enfrentar e surpreender o favoritismo do bloco governista. O que levará o prefeito à cautela de avaliar bem as escolhas.

Dizem que quem tem um não tem nenhum. Com reconhecida aprovação, Tyrone chegará em 2024 com o benefício de duas respeitáveis opções. Escolher bem é o desafio. A oposição torcerá pelo contrário.

Comentários