Poderia ser só a característica moderação do ex-prefeito Luciano Cartaxo, não fossem as pesquisas mandando sonoros recados.
O PT de Brasília já não tem mais motivo algum para estar de salto alto. Nem o da Paraíba. Lula é um candidato competitivo? É, mas não imbatível e nem eleito por antecipação.
O alerta de Luciano, durante entrevista ao autor do Blog na MaisTV, Portal MaisPB e Programa Hora H, na Rede Mais Rádio, precisa ser ouvido com muita parcimônia pelos petistas mais exaltados.
Porque a depender da ala dissidente, Lula é candidato a ser um objeto de prazer exclusivo para caprichos tabajaras e vinditas políticas.
Os dados estatísticos, todavia, dizem o contrário. Como corajosamente grifou Luciano, a eleição contra Bolsonaro não está ganha, será acirrada.
Segundo o acreditado Instituto Poder Data, a diferença entre presidente e ex-presidente é de nove pontos percentuais.
Muito pouco, pouquíssimo para um Lula no seu melhor momento e um Bolsonaro no auge dos desgastes, mas já em processo de reação.
Em sete meses, nove pontos podem sumir se a economia reagir, a polarização se intensificar e quando efetivamente começar a reflexão do voto na cabeça do eleitor, ainda disperso e mais preocupado com seu cotidiano.
Quem quer tornar Lula refém de uma estratégia pessoal e a Paraíba uma “ilha” no Nordeste certamente não está priorizando a eleição do ex-presidente. Nem enxergando a mensagem das pesquisas.
Luciano Cartaxo já viu. Recomenda-se ouvi-lo. Sem moderação.