Depois de seis dias, DNOCS conserta vazamento em São Gonçalo – Heron Cid
Bastidores

Depois de seis dias, DNOCS conserta vazamento em São Gonçalo

22 de julho de 2021 às 10h17 Por Heron Cid

Seis dias depois do diagnóstico de um vazamento e defeito no funcionamento da válvula dispersora na tomada de água da barragem de São Gonçalo, em Sousa, Alto Sertão da Paraíba, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) conseguiu conter o vazamento no ‘flanger'(junta) do equipamento agora há pouco.

Leia mais: Defeito em válvula; São Gonçalo perdeu 5 milhões de metros cúbicos d’água

Equipes da empresa PB Construções, responsável pela obra, trabalharam nos últimos quatro dias para consertar o problema. Até domingo, ao meio dia, em doze horas após o dano, a lâmina d’água do açude já havia baixado cerca de 16 centímetros, conforme informou ao Blog o engenheiro da comissão de fiscalização da obra, André Giovanni.

A válvula dispersora instalada é a maior da América Latina. Ela servirá para a distribuição das águas da Transposição no leito do Rio Piranhas, que receberá o canal do Eixo-Norte, com origem no Ceará e com destino ao Rio Grande do Norte.

No local, nesse momento, o coordenador regional do DNOCS, Alberto Gomes, o deputado estadual Lindolfo Pires (Podemos), e o engenheiro André Giovanni.

O DNOCS ainda não divulgou o volume exato do desperdício de água gerado pelo defeito. A passagem das águas provocou a presença de curiosos nas imediações da barragem. Pessoas assistiam, fotografavam e gravavam vídeos para as redes sociais.

Comentários