O significado da assídua presença de ministros de Bolsonaro com Cícero – Heron Cid
Opinião

O significado da assídua presença de ministros de Bolsonaro com Cícero

25 de junho de 2021 às 11h37
Cícero Lucena durante agenda com o ministro João Roma, da Cidadania

Em uma semana, três ministros da República cumprem agenda em João Pessoa. Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, na sexta da semana passada, João Roma, da Cidadania, na última quarta, e hoje, Marcelo Queiroga, da Saúde.

Os três, sem exceção, tiveram compromissos administrativos com o prefeito da capital, Cícero Lucena. Inauguraram obras, conheceram projetos, lançaram ações e discutiram problemas e soluções.

A presença não é comum. Provocou ciúmes e cobranças públicas no bolsonarismo mais ortodoxo, requerendo espaço e visibilidade nas agendas.

A reclamação expôs a incompreensão da exata noção de República e permite alguns pontos de observação.

Os ministros não pertencem ao presidente ou ao partido (que ainda nem existe) deste. São funcionários do Governo. De fato, nem todo mundo faz essa distinção, porque no Brasil CPF e CNPJ, pessoas e instituições, costumam ser confundidas.

Por esse aspecto, o tratamento dispensado pelo Governo Federal no comportamento dos ministros demonstra a separação das coisas, embora nem todos os aliados consigam assimilar e nem digerir.

É forçoso lembrar: agenda de ministro – servidor público – não é para medir prestígio, nem para fazer campanha antecipada e levantar moral de aliados, é para resolver problema. E com quem tem prerrogativa e interesse em resolver.

Os ministros não se deslocaram simplesmente para prestigiar Cícero, que notadamente está pouco interessado em eleição e debate político neste momento. A agenda se impôs por questões de gestão, de pontos convergentes de programas e obras. Nem certamente o prefeito articulou os eventos para demonstrar apoio eleitoral, mas para apresentar projetos em curso e buscar parcerias.

O que fica patente é que tanto quem viajou (ministros ) quanto quem recebeu (prefeito Cícero Lucena) foram movidos pela pauta administrativa, na resolução de desafios do cotidiano, na estruturação de obras, enfim, no que realmente é de interesse público. Como tem de ser.

Até porque nem todo homem público só pensa em eleição.

Prefeito de João Pessoa na entrega de casas ao lado do ministro Rogério Marinho

Cícero Lucena durante recepção ao ministro Marcelo Queiroga, em João Pessoa

Comentários