Ninguém conhece Rafael Pereira de Sousa, mas muita gente já ouviu falar em Rafafá. Especialmente, se for de Campina Grande, terra natal do novo deputado federal que a Paraíba conhecerá a partir da próxima semana. Suplente do PSDB, ele toma posse com a licença parlamentar anunciada pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB).
Com uma campanha marcada por bom humor, trocadilhos e roupas extravagantes, Rafafá é gay assumido. Porém, não se deve esperar dele uma atuação ‘tradicional’ da causa LGBT.
Ao Blog, Rafael garantiu que o tema estará entre suas bandeiras, mas sem “vitimismo”. “Eu faço parte de uma maioria, porque quando se juntam as minorias se tornam maiores do que qualquer bandeira”.
“Eu vou falar a realidade. Eu vou fazer o meu sendo gay. Todos os direitos são iguais. Seja hetero ou gay, todos têm que ser tratados iguais. A gente tem que pedir respeito e respeitar”.
Rafafá avisou que sua passagem de quatro meses na Câmara será para mostrar um olhar de quem vem das raízes: “Eu sou nato do povo. É a primeira vez que alguém tão simples vai representar a Paraíba. Os políticos precisam olhar para as pessoas. Quem tá muito alto não consegue enxergar quem tá no chão”.
“Recebo com muito carinho o gesto do PSDB. A gente está exausto, cansado, e nunca tive uma chance como essa”, registrou Rafael, que foi candidato três vezes a vereador em Campina Grande.
Na campanha de 2018, o então candidato prometeu “quebrar o pau” em Brasília. A estreia promete.