Poupe-se o STF de legislar no lugar do Congresso (por Ricardo Noblat) – Heron Cid
Opinião

Poupe-se o STF de legislar no lugar do Congresso (por Ricardo Noblat)

28 de outubro de 2020 às 13h00 Por Heron Cid
Símbolo - A estátua da Justiça, em Brasília: o auxílio-moradia está em todos os poderes, sobretudo no Judiciário Cristiano Mariz/VEJA

Faz bem Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, em tomar a iniciativa de tentar se entender com o governo em torno da aplicação obrigatória ou não de vacinas contra o coronavírus. Assim, poupa o Supremo Tribunal Federal de ter que se meter no assunto. Congresso existe para legislar.

O presidente Jair Bolsonaro é partidário de que se vacine quem quiser. Quem não quiser, não deve ser obrigado. Ocorre que a saúde coletiva não pode subordinar-se à saúde individual. A esmagadora maioria dos brasileiros diz querer vacinar-se. Há meios e modos legais de forçar os demais a se vacinarem também.

Um desses meios seria criar vários tipos de sanções para os que resistem à imunização. Quem não se vacinar, por exemplo, seria proibido de frequentar locais públicos onde possa haver aglomerações. Pela mesma razão, seria também proibido de usar o transporte coletivo e de viajar ao exterior. E assim por diante.

Veja

Comentários