Com 39 pontos de maioria em Cruz do Espírito Santo, Aliny 'Povão' faz jus ao apelido – Heron Cid
Bastidores

Com 39 pontos de maioria em Cruz do Espírito Santo, Aliny ‘Povão’ faz jus ao apelido

28 de outubro de 2020 às 19h38 Por Heron Cid
Aliny Povão, candidata à prefeita, e Pedrito Gomes, atual prefeito de Cruz do Espírito Santo

A candidata à prefeita de Cruz do Espírito do Santo pelo Democratas, Aliny Povão, lidera com 52,6% as intenções de voto na pesquisa RedeMais/Opinião, divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Portal MaisPB e o Programa Hora H, na Rede Mais Rádio.

A diferença da candidata para o segundo colocado, Jackson Peixoto (PDT), que tem 12,9% da preferência do eleitorado, é de 39,7 pontos percentuais. O terceiro colocado é Marlyson Costa (Republicanos), com 11,4%. Jackson e Marlyson estão tecnicamente empatados.

Branco, nulo ou nenhum somam 5,1%. Indecisos ou não sabem representam 18% dos entrevistados.

Os dados mostram, sem questionamentos, que a vereadora Aliny Povão faz jus ao apelido que ganhou na cidade. E que Pedrito Gomes (DEM), o atual prefeito, acertou na escolha do nome à sua sucessão.

Confira a pesquisa completa:

Aliny também lidera na espontânea 

Aliny Povão também lidera na pesquisa espontânea (quando o Instituto não cita nomes dos candidatos). A vereadora tem 48,3% das intenções de voto contra o também parlamentar Jackson Peixoto, que detém 11,4% da preferência dos entrevistados.

O terceiro colocado é o advogado Marlyson Costa, com 10,6%.

O atual prefeito da cidade, Pedro Gomes, o Pedrito, que não é candidato nas eleições deste ano, foi citado por 1,7% dos eleitores como opção para gerenciar o município.

Branco, nulo e nenhum somam 5,1%. Indecisos ou não sabem representam 22,9% dos entrevistados.

Marlyson lidera rejeição em Cruz do Espírito Santo 

O Instituto Opinião quis saber, também, em quem os eleitores não votariam de maneira alguma para o cargo de prefeito de Cruz do Espírito Santo se as eleições fossem hoje.

O candidato do Republicanos, Marlyson Costa, lidera o índice de rejeição com 44,9%.

A candidata Aliny Povão é a segunda mais rejeitada. Do total de entrevistados, 16,3% disseram que não votariam na democrata.

Outros 12,3% responderam que não votariam em Jackson Peixoto.

Rejeitam todos somam 4,3%. Não rejeitam nenhum somam são 22,2%

Dados Técnicos

A pesquisa do Instituto Opinião, realizada em parceria com o Portal MaisPB/RedeMais, ouviu 350 eleitores de Cruz do Espírito Santo, durante os últimos dias 23 e 24, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-09240/2020.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Antônio Mariz, Campo de Semente e Mudas, Canudos, Centro, Cobé, Dona Helena, Dr. João Úrsulo, Engenho São Paulo, Entrocamento, Fazenda Espírito Santo, Francisco Cunha, Jagraú, Jaques, João Raimundo, Júlio Paiva, Manguengue, Massangana I, II e III, Patrocínio, Rafael Fernandes, Salão, Santa Helena, Santa Luzia, Santana II, Socorro e Vida Nova.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

Portal MaisPB

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Comentários