Definido: Acqua é a nova OS do Trauma – Heron Cid
Bastidores

Definido: Acqua é a nova OS do Trauma

2 de julho de 2019 às 17h04

Martelo batido. Acabou a expectativa. A Acqua, de São Paulo, é a nova organização social que vai gerenciar o Hospital Senador Humberto Lucena, o Trauma de João Pessoa. Ela substituirá a Cruz Vermelha, descredenciada pelo Governo do Estado. Às 19h, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, visitará o Trauma e anunciará, oficialmente, a mudança. A Cruz Vermelha deixa a Paraíba e um rastro de dores de cabeça para o Estado desde quando passou a ser investigada por supostos desvios de recursos e irregularidades envolvendo autoridades. As suspeitas deram origem a Operação Calvário.

Release da Secretaria de Comunicação do Estado confirmou a escolha. Confira:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou, nesta terça-feira (2), que as ações e serviços de saúde do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, de João Pessoa, serão geridas pelo Instituto Acqua, de São Paulo. A Organização Social já assinou o contrato emergencial e administrará a unidade durante seis meses.

Há 20 anos o Instituto Acqua atua na área de saúde pública e privada em todo o território nacional. Na Paraíba desde 2018, a OS atua em quatro municípios, sendo responsável pela administração das UPAs de Princesa Isabel, Santa Rita e Guarabira, e pelo Reabilita, o Centro Especializado em Reabilitação em Sousa.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, lembrou que o contrato será permanentemente avaliado no cumprimento de suas metas e qualidade do serviço pela Secretaria de Estado da Saúde, Controladoria Geral do Estado e pelos órgãos de controle. A escolha da Organização Social obedece aos critérios adotados pelo Governo do Estado a partir de abril de 2019, atendendo a um Termo de Ajustamento de Conduta assinado junto aos Ministérios Públicos.

O Hospital de Trauma de João Pessoa é um referencial na área de saúde em diversas especialidades, atendendo emergência e urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas). A equipe é composta por mais de dois mil profissionais, sendo 438 médicos, 365 enfermeiros e 354 técnicos de enfermagem.

São mais de 20 especialidades e possui 331 leitos, sendo 35 de UTI. Atende a população da Grande João Pessoa e municípios adjacentes, além de estados circunvizinhos. Em média, são realizados cerca de sete mil atendimentos mensais.

Comentários