A esquerda e o PT vão pedir Temer Livre? Por Mario Rosa – Heron Cid
Bastidores

A esquerda e o PT vão pedir Temer Livre? Por Mario Rosa

24 de março de 2019 às 17h00
Michel Temer, ex-presidente da República

No dia 23 de julho de 2018, o movimento “Mulheres com Lula” lançou um abaixo assinado pedindo às então presidentes do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça para que libertassem o ex-presidente.

Ontem, um outro ex-presidente foi preso e aproveito o inteiro teor daquele manifesto petista e troco apenas os nomes de Lula pelo de Temer com uma pergunta: o PT e a esquerda vão se mobilizar pelo Temer livre?

A seguir, o manifesto petista, com a adição do nome de Temer, caso essa hipótese aconteça:

“Dirigimo-nos, por meio deste, a Vv. Exas., para lhes solicitar todo o empenho legal e constitucional para a imediata libertação do Ex-Presidente Michel Temer…

Saltam aos olhos, até para qualquer leigo, a flagrante inconstitucionalidade da prisão…, seja do ponto de vista jurídico, seja do ponto de vista das inexistentes provas de sua culpabilidade. Fez-se tábula rasa do devido processo legal e do princípio do julgamento justo.

O cárcere açodado do ex-Presidente Temer fere de morte a Constituição Brasileira que prevê ser qualquer pessoa considerada inocente até transitada em julgada sentença condenatória. O disposto no inciso LVII do art. 5° da Lei maior é intuitivo e só a má intenção de um intérprete parcial poderá nele prever a possibilidade de antecipação da pena, atentando contra o principio da presunção da inocência, tão caro as lutas democráticas do pais e da civilização.

A se manter esse estado de coisas, a Justiça brasileira ficará irremediavelmente exposta como jurisdição política, carente de seriedade e entrará na história como protagonista de um dos mais vergonhosos episódios de nossa vida pública.

A liberdade…no tempo devido de Michel Elias Temer Lulia é o que a cidadania espera da cúpula do poder judiciário nacional neste difícil momento de nossa vida política. E o empenho para realizar esse imperativo histórico é dever de Vv. Exas. que a sociedade saberá cobrar.

Por todo o exposto, aguarda-se a ação decisiva e enérgica das autoridades.”

Poder360

Comentários