Quem pariu Doria que o embale. Por Ricardo Noblat – Heron Cid
Bastidores

Quem pariu Doria que o embale. Por Ricardo Noblat

31 de agosto de 2017 às 10h06

Um grupo de cardeais do PSDB mandou o recado para o governador Geraldo Alckmin: João Doria com sua insistência em ser candidato à sucessão do presidente Michel Temer não é problema do partido, é problema de Alckmin. Ele que resolva.

Dito de outra maneira: o comando nacional do partido não irá se mexer para frear a ambição do prefeito de São Paulo, nem os danos que ela possa causar à candidatura a presidente de Alckmin. Se há um responsável pelo ingresso repentino de Doria na política é o governador.

Foi ele, contra a vontade dos quadros tradicionais do PSDB paulista, que inventou e bancou a candidatura de Doria a prefeito. Deu certo, tanto que Doria se elegeu no primeiro turno. Nunca antes um candidato a prefeito da maior cidade do país se elegera no primeiro turno.

Palmas para Alckmin, pois. Mas ele, agora, que dê um jeito na criatura que se rebelou contra o criador. Se não conseguir, amargue as consequências. A mais provável: que Doria chegue ao fim do ano muito melhor colocado do que ele nas pesquisas de intenção de voto.

Se isso ocorrer, o partido se verá obrigado a considerar pragmaticamente a candidatura dele, desprezando a de Alckmin se for o caso.

Comentários