Quinze bastidores políticos sobre 2026 que ainda dá tempo dizer em 2025 – Heron Cid
Brasas

Quinze bastidores políticos sobre 2026 que ainda dá tempo dizer em 2025

31 de dezembro de 2025 às 20h21 Por Heron Cid
Palácio da Redenção, agora transformado em Museu da Paraíba

*Na entrevista concedida ao autor do Blog para a Hora H da TV Norte, tanto no ar quanto nos bastidores, o governador João Azevêdo (PSB) esbanjou absoluta tranquilidade sobre sua consolidada decisão de deixar o governo em abril e disputar o Senado.

*Segmentos políticos da Paraíba, e até da imprensa, subestimam, excessiva e equivocadamente, o papel que João Azevêdo terá na eleição de 2026. Como candidato a senador e enquanto cabo eleitoral. 

*A decisão do deputado Felipe Leitão (Republicanos) de apoio à candidatura do prefeito Cícero Lucena (MDB) tem lógica. Leitão quer ser o Adriano Galdino de Cícero. Com Lucas governador, não via espaço para o que planeja.

*A foto de Ricardo Barbosa, Wallber Virgolino e André Coutinho juntos, em Cabedelo, retrata que, na lógica do pragmatismo para ter o poder, vale se juntar com o cão para vencer o diabo. E o difícil na política é saber quem é um e quem é outro.

*Em Sousa, só se fala no boato de acordo político entre os primos André Gadelha (MDB) e Lindolfo Pires (PP). Os dois têm um ‘terreno’ fértil para juntar interesses em 2026.

*Alguém precisa dizer a Aguinaldo Ribeiro (PP) que tem gente esperta demais se vendendo, antecipadamente, como o ungido do clã Ribeiro como candidato à Presidência da Assembleia. 

*A candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos) ao Senado cresce, exatamente, no segmento que é o grande trunfo da reeleição do senador Veneziano Vital (MDB): a prefeitada. Os sintomas estão no ar!

*A sempre perigosa e quase imprevisível soma dos votos para o Senado vai exigir muita matemática do engenheiro João, de Nabor e Veneziano.

*Sempre que perguntado, o Padre Fabrício Timóteo (sem partido) desconversa, mas faz tempo que entrou no confessionário para avaliar ingresso numa disputa eleitoral. E não é pecado!

*Com cálculo cirúrgico, o senador Efraim Filho (União) já começou a fustigar a candidatura de Cícero e a constranger o grupo Cunha Lima, desarquivando escaramuças do verão passado e nem tão distante assim…

*Ao que tudo indica, apesar do engajamento total pró-Cícero, o deputado Hervázio Bezerra (PSB) e o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) não entregarão cargos no governo. Vão deixar nas mão de  João…

*Já começou, nos bastidores, um movimento de reflexão e discreta disputa dentro de setores do governo para defender ou emplacar o vice (ou a vice) de Lucas Ribeiro (PP).

*Não se sabe ao certo, ainda, qual será a compensação política esperada pelo conselheiro Nominando Diniz para antecipar a sua aposentadoria no TCE, nas bordas do fatídico e sugestivo abril de 2026.

*Resiste até o fim de 2026, sem divórcio, o casamento político da prefeita Corrinha Delfino (PP) e do ex-prefeito Zé Aldemir, em Cajazeiras?

*Em Santa Rita, não cabem o ex-prefeito Emerson Panta (PP) e o seu sucessor, Jackson Alvino (PP), no mesmo palanque em 2026. Portanto, um dos dois vai procurar rumo…

Comentários