Até quando Hugo Motta conseguirá matar no peito projeto de anistia? – Heron Cid
Ponto de Interrogação

Até quando Hugo Motta conseguirá matar no peito projeto de anistia?

6 de agosto de 2025 às 16h20 Por Heron Cid
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão)

Se eu fosse deputado federal, votaria contra o projeto de anistia dos criminosos flagrados em tentativa de golpe e ruptura democrática. Mas, se deputado federal fosse, não teria receio do projeto e esperaria do presidente da Casa, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), a tramitação e votação da inglória propositura. Até para ser derrubada e enterrada de uma vez.

Simplesmente levá-la em banho maria ou mantê-la na gaveta, sob o argumento de que ela não está na agenda prioritária da sociedade, e não está mesmo mesmo, não é democrático e nem saudável para o Parlamento.

Hugo pode até ter a melhor das intenções quando mata no peito e segura a matéria para evitar novas convulsões políticas. Não dá, porém, para fugir do mal o tempo todo. O melhor a fazer é exorcizá-lo. Sem medo.

Por que, gostando ou não, essa é uma pauta em evidência permanente no país. Renegá-la é ato autoritário e não é o caminho.. Só contribui com mais lenha na fogueira que incinera a paciência do brasileiro e cozinha o Brasil nessa discussão monotemática.

Se a maioria da população é contra a anistia, e as pesquisas atestam isso, e se o Congresso é o representante dessa população – pelo menos em tese, por que não encarar o tema?

Que nós, os verdadeiros democratas, vençamos essa batalha no argumento, no convencimento e no debate e essa maioria das ruas se expresse e se confirme no plenário, virando essa página, definitivamente.

Do contrário, estaremos defendendo a democracia cerceando-a. E o que é pior… Deixando no ar a suspeita do temor de que não há maioria na Câmara para representar a maioria das ruas.

Comentários