O significado do acordo (extra-partidário) de Cícero e Adriano – Heron Cid
Opinião

O significado do acordo (extra-partidário) de Cícero e Adriano

29 de julho de 2025 às 17h29 Por Heron Cid
Com cenário desenhado de chapa governista, Cícero e Adriano correm por fora e podem dar trabalho (Foto: Aloísio Abrantes - Portal MaisPB/Rede Mais)

Enquanto era informação de bastidores, registrada aqui no Blog,  vinte dias atrás, quando era só admitido unilateralmente pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), poderia ficar apenas no campo da especulação.

Agora, com a confirmação do prefeito Cícero Lucena (PP) em várias entrevistas nas últimas horas, o acordo político entre os dois é para valer. Derivou para o caráter oficial.

Pelo que consta, Adriano sugeriu e Cícero topou o critério que ambos advogam para definição do candidato governista, as pesquisas.

Quem dos dois estiver melhor em determinado prazo do calendário, um apoia o outro. E vice versa. É o que está tratado e combinado.

O que significa dizer, em primeiro lugar, que, para viabilizar seus projetos políticos para 2026, Cícero e Adriano transbordaram os muros dos seus respectivos partidos.

O mais natural seria Lucena fazer esse tratado com o vice-governador Lucas Ribeiro, seu concorrente interno no PP, ou Adriano estabelecer algum critério dentro do seu Republicanos.

Mas ambos – sintonizadamente – optaram por uma rota alternativa, para além das fronteiras de suas legendas, e também decidiram deixar de esperar por uma decisão colegiada de grupo.

É como se, diante do cenário de chapa quase encaminhada (Lucas, João e Nabor), Cícero e Adriano se sentissem autorizados a fazer o próprio caminho. Juntos, por dentro da base governista e por fora dos seus partidos.

PP e Republicanos os desautorizarão?

Cícero Lucena e Adriano Galdino: desejos bilaterais sobre 2026 unifica discurso (Foto: Aloísio Abrantes – Portal MaisPB/Rede Mais)

Comentários