Poucos dias depois de liderar a votação que derrotou o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e impor fragosa derrota ao governo Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), foi o convidado especial de um jantar com a nata do empresariado paulista.
O encontro aconteceu ontem à noite na mansão do empresário João Doria Júnior, ex-governador de São Paulo. Em discurso diante de cerca de cinquenta pesos pesados da economia nacional, Doria tratou Hugo como “herói do Brasil”.
O paraibano, obviamente, agradeceu: “A votação da última semana foi um retrato de um Parlamento muito aguerrido, pronto para fazer um enfrentamento a favor do país”.
O afago do andar de cima da elite empresarial para Hugo calha com o discurso da esquerda e do governo que classifica a queda de braço com o Congresso pelo velho antagonismo da luta entre ricos e pobres.
O governo na retórica de defesa dos pobres e acusando o parlamento de agir em favor dos ricos. O jantar alimenta a tese e aumenta a fome de confronto.