Roubo do INSS e demissão do ministro: fantasma da corrupção volta a assombrar – Heron Cid
Vídeo

Roubo do INSS e demissão do ministro: fantasma da corrupção volta a assombrar

2 de maio de 2025 às 20h02 Por Heron Cid

O Governo tentou segurar, mas foi impossível conter a sangria. O presidente Lula teve que entregar a cabeça do ministro da Previdência, Carlos Luppi (PDT).

O ministro baixou na UTI após a hemorragia de R$ 6 bilhões cortados na carne de quatro milhões de aposentados e pensionistas. O assalto foi feito por associações, sindicatos e entidades com gente do Instituto Nacional de Seguridade Social.

Descontos fraudados ganharam força a partir de 2019, no governo Jair Bolsonaro (PL). Atingiram a casa dos bilhões a partir de 2023, já no governo Lula 3.

Detalhe da demissão: Luppi, chefão do PDT, é reincidente. Ele foi demitido em 2011 do governo Dilma. Na época, o então ministro do Trabalho caiu no escândalo que o envolveu com irregularidades de Ongs.

Mesmo assim voltou e mostrou a que veio. Prova da pouca eficiência dos critérios de escolhas de ministros e que esse modelo de entrega de ministérios a partidos sempre se prova falido. Dá sempre no esperado.

Esse escândalo do INSS ressuscita o tema da corrupção, que costuma rondar governos, especialmente do PT. Um fantasma, que por mais que seja exorcizado, sempre volta para assombrar.

Comentários