Uma hora os Progressistas da Paraíba precisarão sentar no divã e encarar um ponto inevitável da relação. Qual é o projeto prioritário do partido, em 2026: a virtual candidatura à reeleição do vice-governador Lucas Ribeiro ou o lançamento do prefeito reeleito de de João Pessoa, Cícero Lucena?
Por mais que se deixe para depois, o partido não pode fingir muito tempo que esse não é um problema a ser equacionado.
Numa mão, Lucas Ribeiro andando pelo estado agora para popularizar seu nome quando a eventual posse no governo chegar, caso o governador João Azevêdo (PSB) confirme a tendência de disputar o Senado.
Aliás, para quem ainda está no ensaio, Lucas já pontua bem em pesquisas recentes. O que leva a crer que a viabilidade dele é questão de tempo e espaço,
Na outra, Cícero intensificando as aparições pelo Interior e as declarações sobre candidatura, sem guardar mais nenhum grama de receio, freio ou amortecedor. E ampliando a dianteira do seu nome, bem nas pesquisas e melhor ainda na avaliação de gestão.
Os dois movimentos são tão naturais quanto legítimos, mas fatalmente colidem. No laboratório do momento, não faz mal testar as duas opções, mesmo sabendo que chegará a hora que só uma pode prosperar.
A menos que Cícero deixe o PP… Ou que João permaneça no cargo até o fim…