Brasília – A capital federal do Brasil amanheceu nublada neste primeiro dia de fevereiro de 2025. Na Paraíba, há motivos para um dia ensolarado, independente da meteorologia. É que o tempo descortina uma alvorada histórica para o pequeno estado nordestino.
Hugo Motta (Republicanos), deputado federal originário da sertaneja Patos, protagoniza hoje um dia para ficar guardado no memorial dos grandes feitos políticos da Paraíba.
Para se ter uma ideia da relevância do momento, a assunção de Hugo ao comando da superpoderosa Câmara dos Deputados é a presença mais relevante de um paraibano na cena nacional em 100 anos, depois de Epitácio Pessoa.
Um século após a chegada do paraibano de Umbuzeiro à Presidência da República, a Paraíba voltará a ter assento efetivo e voz ativa na mesa das grandes decisões do país.
Com uma Câmara que avança cada vez mais em poder, inclusive na supremacia direta sobre os destinos do Orçamento Federal, passará pela sala do jovem paraibano de 35 anos a agenda dos temas mais relevantes e o poder de decidir, ou influenciar.
Uma soma de fatos políticos e partidários e a conjuntura pesaram na balança pró-Hugo, mas não somente isso. Afinal de contas, havia muitos nomes em disputa e pelo menos 512 deputados interessados em suceder o poderoso Artur Lira (PP-AL).
O talento pessoal, a “capacidade aglutinadora”, enfatizada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, a serenidade de espírito, o perfil da conciliação, a precoce maturidade e, principalmente o equilíbrio, credenciaram Hugo para essa quadra histórica.
O mérito é dele, mas o orgulho deve e precisa ser do seu estado inteiro. Por isso, a Paraíba, a que vota ou é adversária, a que gosta ou a que não gosta, a que elogia ou a que critica, precisa se empoderar neste dia.
E sentar junto com Hugo na cadeira mais importante da República, depois daquela ocupada pelo presidente do Brasil, a mesma que um dia foi de um paraibano. E quem sabe, a partir de agora, voltar a sonhá-la. Por que não? Um “impossível” está ficando para trás hoje. A previsão dos tempos é de auto-estima aquecida.