Análise: João, Lucas, Adriano e as 'férias da harmonização' – Heron Cid
Opinião

Análise: João, Lucas, Adriano e as ‘férias da harmonização’

14 de novembro de 2024 às 14h09 Por Heron Cid
Operação Botox - Vice-governador e presidente da Assembleia exibem nova face das relações da base aliada

De João Azevêdo (PSB) para Lucas Ribeiro (PP). De Lucas para Adriano Galdino (Republicanos). A tabelinha desse trio praticou, na última semana, o que o governador João Azevêdo (PSB) pregara meses atrás, inclusive numa entrevista ao Autor do Blog, no Programa Hora H, da TV Manaíra.

Na ocasião, para quem não lembra, Azevêdo avisou às suas colunas de sustentação que só antecipará a desocupação dos cômodos da Granja Santana se perceber o que chamou de “harmonização” da base aliada.

Em outras palavras, só deixa o governo em abril de 2026 no cenário de entendimento entre os principais partidos para uma chapa consensual, sem perdas e sem intrigas. E, nessa hipótese, com seu nome em segurança para disputar e vencer o Senado.

A necessidade de um período de recesso, pós-eleições de 2024, calhou como uma oportunidade. E João soube aproveitá-la. De uma só vez, e em poucos dias, criou o ambiente para juntar os principais interessados na sua sucessão, a preço de 2024.

Fez das férias uma forma de contemplar, mais uma vez, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), um aliado que tem se esmerado na serenidade de poupar o titular de embaraços públicos.

De quebra, pediu e deu a Lucas a chance de também acenar com bandeira branca e amainar o presidente da Assembleia, em franca campanha nos meios de comunicação para o lugar que, naturalmente, será do vice, em caso de desincompatibilização.

De longe, em continentes estrangeiros, João fez as embaixadas de Lucas e Adriano – pretendentes do mesmo espaço – baixarem a guarda e sentarem à mesa para um diálogo no mesmo idioma de pacificação.

Os dois fizeram cada uma sua parte. Com motivos e razão, estão cumprindo o script com novos sorrisos para fotos e apertos de mãos. O procedimento da ‘harmonização’ foi aplicado com sucesso e melhorou a simetria da face da sucessão. Resta saber seu prazo de validade.

Comentários