Liderança emergente na política brasileira, João Campos (PSB), prefeito reeleito do Recife (PE), botou o guizo no gato. Ele disse ontem, no Roda Viva, da TV Cultura, que a população está cansando de polarização.
“O povo está cansado de divisão, o povo quer alguém que junte”, expressou textualmente o gestor pernambucano, que arrebatou quase 80% dos votos no primeiro turno de sua cidade.
De fato, a julgar pelos números das eleições 2024 há sintomas da indisposição do eleitor com candidatos de Lula e Bolsonaro. Como bem observou o cientista político Flávio Lúcio Vieira, da UFPB, entre as capitais PT e PL venceram em poucas cidades e só ganharam quando se enfrentaram. Perderam na disputa com partidos de centro e contra candidatos mais moderados.
Mas qual razão desse cansaço? Muitas explicações ajudam a entender, porém talvez porque, na reflexão do voto local, as pessoas percebem que o debate ideológico produz muito barulho e pouca solução.
E o que muda a vida das pessoas mesmo são as soluções para problemas práticos, não as pautas identitárias ou de costumes. Se essa lógica for aprofundada, haverá uma avenida de espaço para opções desvinculadas da lógica Lula/Boslonaro também na eleição presidencial.
Por ora, os sinais da recuperação da lucidez política, num ambiente que chegou a ficar tóxico, já são alentadores. Faz bem para a sociedade e para a civilidade. Mas, no caos que chegamos, faz bem principalmente à sanidade.
*Esse foi o meu comentário no Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19h, na Rádio POP 89,3 FM, em João Pessoa, na Rádio POP Cariri 101,1 FM, de Campina Grande, e 25 emissoras conectadas em toda a Paraíba na Rede Mais Rádios.