Blog do Magno aos 18 anos, a maioridade de quem nasceu grande – Heron Cid
Crônicas

Blog do Magno aos 18 anos, a maioridade de quem nasceu grande

23 de maio de 2024 às 10h51 Por Heron Cid
O autor do Blog numa das visitas a Magno Martins, no seu estúdio da Rede Nordeste de Rádios

Velhos conceitos não levam a novos caminhos. A reflexão do doutor Spencer Johnson está cimentada no clássico livro Como Sair do Labirinto, sequência do sucesso global Quem Mexeu no Meu Queijo? Desde quando arribou do sertão da sua Afogados da Ingazeira (PE), Magno Martins mergulhou no rio das mudanças e da nordestina capacidade de renascer. Perenemente.

O fruto bom dessa sertaneja natureza está, entre outros projetos bem sucedidos, no seu pioneiro Blog, fincado em solo fértil 18 anos atrás. Uma ferramenta desacreditada numa época na qual os jornais impressos – por onde ele passou e brilhou – ainda dominavam a influência do noticiário tradicional.

Magno se desgarrou dos velhos conceitos e se embrenhou no deserto das novas possibilidades. Contrariando os maus agouros e os diagnósticos de insanidade, nessa aventura das descobertas achou o”ouro” da mídia digital, poliu, lapidou e burilou o que virou uma grande referência do jornalismo político em Pernambuco e no Nordeste.

Sem nem saber direito, criou involuntariamente também uma escola especializada na matéria da ousadia e inspirou muita gente. De João Pessoa, vi em Magno Martins, desde o primeiro e espontâneo contato numa entrevista na Rádio Correio FM, a coragem que precisava para se desprender do ninho e bater  asas para outros voos.

Do exemplo de Magno, jornalista consolidado e forjado na conexão Recife-Brasília, fiz bússola para enveredar por rotas fora do mapa. Pedi demissão e me despedi das vitrines disputadas dos sistemas de comunicação para nadar contra a maré, mas remando com meus próprios braços o barco dos meus sonhos.

Dei ofegantes braçadas pela autonomia, a independência e a liberdade, ventos que sopram nas faces de todo jornalista vocacionado e de todo sertanejo teimoso. A Rede Mais Rádios e o Programa Hora H, é a reprodução paraibana do modelo colaborativo, do casamento de rádio e portal (MaisPB), da transição digital, da pegada autoral e até da badalada do horário (18 às 19h) do Programa Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádios, idealizado pelo atrevimento do filho de Seu Gastão Cerqueira.

Quando ainda estava ruminando o projeto que mais tarde viraria realidade na radiofonia paraibana e em 25 emissoras, compartilhei com Magno o latente desejo, a irresistível tentação  e ouvi do meu improvável amigo uma frase simples, prática e decisiva: “Se deu certo comigo em Pernambuco, dará certo com você na Paraíba”!

A profecia se cumpriu. Mas antes eu tive que me libertar dos velhos conceitos paralisantes e escancarar as portas da alma para o sol dos novos horizontes. Como fez Magno Martins ao decidir sair do labirinto para ‘achar’ o Blog que hoje celebramos a maioridade e os 18 anos do parto que pariu um gigante.

Comentários