Opinião: quarto no ranking do Sisu no Brasil, Paraíba faz dever de casa – Heron Cid
Opinião

Opinião: quarto no ranking do Sisu no Brasil, Paraíba faz dever de casa

16 de fevereiro de 2024 às 19h31 Por Heron Cid
Sob governo João Azevêdo, Educação da Paraíba evoluiu. Não é opinião, é constatação

Saiu o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Dos 239 mil aprovados no Brasil, 102 mil são do Nordeste. Para a nossa região, historicamente marginalizada pelos recursos e estigmatizada pelo fantasma do analfabetismo, o desempenho é muito mais do que um afago na auto estima.

O quadro é de superação histórica e da demonstração real da elevação da qualidade do ensino público.

A Paraíba ilustra bem esse exemplo. O Estado tem a segunda posição no ranking do Nordeste. Com 19 mil aprovados, só perde para a Bahia, com 21.601 selecionados. No Brasil, somos o quarto melhor resultado.

Isso significa que os esforços e políticas públicas estaduais do governo João Azevêdo (PSB) têm gerado aprendizados significativos e produzido frutos. Por que vai além das estatísticas. Por trás dos dados existem sonhos a caminho da universidade.

E isso não se faz por mágica ou com retórica bonita.

Programas estaduais de incentivo ao professor, com melhoria da remuneração do magistério, e implantação do sistema de projetos de vida com os alunos, investimentos em estrutura e laboratórios e plataformas específicas para preparação ao Nem ajudam a explicar um resultado coletivo da lavra de homens e mulheres da Educação.

A conta é simples e generosa. Mais paraibanos na universidade é mais gente com oportunidade de vaga no ensino superior qualificado e mais chance de espaço no novo mundo do trabalho.

A Paraíba está fazendo o dever de casa. E passando com nota acima da média. Não é uma opinião, é uma constatação. Os números e os aprovados – gente de carne e osso – estão aí.

Comentários