Muitos já disseram, mas o clichê é sempre válido. Pesquisa é fotografia e a imagem do momento na sucessão de Cajazeiras mostra claramente a tendência de dianteira do deputado estadual Chico Mendes (PSB).
Ele é o primeiro colocado, com 28,1% das intenções de voto, num cenário estimulado em que Neguinho do Mondrian tem 17,8%, o deputado estadual Júnior Araújo (PSB) fica em terceiro com 13,5%, além do médico Pablo Leitão com 11,8% e o radialista Adjamilton Pereira, em último, com 6,3%.
A vantagem se consolida também em todos os confrontos diretos contra os nomes em análise dentro do grupo do prefeito Zé Aldemir (PP). Chico bate Júnior com 48,6% contra 26,8%, vence Neguinho do Mondrian de 46,4% a 31,8% e abre 50,1% contra 24,8% de Pablo Leitão.
Na sua diversidade de simulações de cenários, o levantamento revela – sem nenhuma dúvida – a cristalização da liderança do parlamentar socialista no deflagrado processo, a julgar pelos solares dados de hoje.
Não se briga com números, sobretudo quando eles estão selados pela grife do conceituado Instituto Opinião. Quem tem inteligência política, analisa, digere, projeta e reflete caminhos.
É o que está posto para o experiente prefeito Zé Aldemir. Se tem no caminho um concorrente muito competitivo, também é aprovado por 70% da população e tem nas mãos de privilegiado cabo eleitoral um potencial patrimônio político.
Transferi-lo, porém, é sempre um desafio para qualquer gestor. E começa pela escolha certa de quem tem tamanho, densidade e qualidade para herdá-lo.