O ‘Estilo Marco Maciel’, novo livro do jornalista e escritor pernambucano Magno Martins, chega à Paraíba. A obra traz depoimentos e histórias de bastidores da trajetória de um dos políticos mais respeitados do país e será lançada no próximo dia cinco de dezembro, às 15h, na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa.
Esse é mais um roteiro de apresentação. O livro estreou em noite solene na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, no último dia 24 de agosto. O evento reuniu um imenso público de admiradores da vida e legado do do político de Pernambuco.
De famosa discrição, Marco Maciel exerceu praticamente todos os cargos da vida pública. Foi duas vezes o vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso. Homem de diálogo, foi talhado no exercício dos bastidores e com sua capacidade aglutinadora ajudou a construir conquistas importantes, como a redemocratização do Brasil.
“Ele foi um brasileiro que lutou pelas grandes causas do país. Ele deixou o PDS e criou uma frente ampla de centro direita e apoiou Tancredo Neves e consolidou o processo de redemocratização. Ele exerceu todos os cargos que um homem público sonha”, registrou Magno Martins.
Dono de perfil conciliatório e avesso aos extremos, Maciel foi deputado estadual, deputado federal, presidente da Câmara, senador, governador de Pernambuco. Ele morreu, em 2021, aos 8o anos. Deixou para a história seu estilo: a moderação como fórmula para a convergência. Uma raridade nos tempos radicais de hoje em dia.