Calma. Não é que o dom da poesia singular tenha dado a Antônio Carlos Belchior também o privilégio da onisciência. O cearense podia muito com sua mística carreira, mas, apesar da eternidade das palavras, está fisicamente sepultado.
Ele – sua arte – chegará esses dias à Paraíba nas carruagens de Ana Cañas, talentosa cantora que decidiu enveredar pelos caminhos das releituras do autor de Alucinação, Sujeito de Sorte, Coração Selvagem, entre outros sucessos.
Pela primeira vez na Paraíba, Ana canta Belchior em João Pessoa, na próxima quinta-feira (13), no Teatro Paulo Pontes, às 18h30, e no sábado (16), em Campina Grande, no mesmo horário.
Quem for assistir encontrará um duplo presente no palco. Uma voz ousada, uma performance sensual da cantora e a mensagem inconfundível de Belchior, alucinantemente viva, apesar da mortalidade do homem.
Kubitschek Pinheiro/MaisPB
Fotos – Marcus Steinmeyer
A cantora e compositora Ana Cañas, que tem muitos fãs na Paraíba, está contando os dias – essa é a primeira vez que a artista vem a João Pessoa para cantar no Projeto Seis e Meia no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural – para fazer seu novo show “Ana Cañas Canta Belchior”, na próxima quinta-feira (13). No sábado (15), ela se apresenta em Campina Grande, no Teatro Severino Cabral, também, às 18h30.
O projeto “Ana Cañas Canta Belchior” é vencedor de Melhor Show do Ano de 2022 pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte – que teve início durante a pandemia de Covid-19, nasceu com a ideia de uma live e transformou-se em um álbum e uma turnê integralmente dedicados ao compositor cearense.
Ana Cañas é sensual, tem uma voz linda e emociona no palco, na rua, na chuva em qualquer lugar. A artista já encontrou seu lugar no palco do mundo.
A emocionante repercussão de público sobre a interpretação de Ana Cañas, aliada a obra de Belchior, é um marco fundamental para que a iniciativa seguisse e se tornasse o novo álbum da artista, lançado no segundo semestre de 2021. Entrevistamos a artista na época para o Portal MaisPB.
Confira a entrevista:
MaisPB – E aí, animada para cantar em João Pessoa?
Ana Cañas – Muito. Ansiosa para cantar nesta cidade, conhecer os meus fãs e cantar em Campina Grande.
MaisPB – O show está no formato inicial?
Ana Cañas – Essencialmente o que mudou foi a banda. No começo do projeto não tínhamos baixo e bateria, era uma coisa mais minimalista e os shows aconteciam em espaços menores. Agora levantei uma e já conseguimos fazer festivais, lugares grandes e públicos gigantes, o pessoal de pé e deu super certo. E Belchior está mais vivo que nunca.
MaisPB – A banda é composta por quem?
Ana Cañas – Quem vai tocar comigo em João Pessoa é Fernando Nunes, no baixo, muito experiente, que tocou com a Cássia Eller e Zeca Baleiro. Na bateria, o Vitor Cabral e nos teclados é André Lima que tocava com a Gal Costa e o Fabá Jimenez, violão e guitarra, que foi quem fez a primeira live aqui em casa comigo.
MaisPB – Essa é a primeira vez que você vem à Paraíba…
Ana Cañas – Primeiríssima, tô super animadíssima, felicíssima, canto em João Pessoa e em Campina Grande também. Ai meu Deus, estou contando as horas.
MaisPB – Vai cantar o disco todo?
Ana Cañas – Sim, vou cantar 17 músicas e estou tocando uma inédita, “Um rolê no Espaço” – está no meu DVD no Youtube, tem o Ney (Matogrosso) cantando “Paralelas” comigo, é muito lindo.
MaisPB – Como é que você descobriu essa canção inédita “Um, rolê no Céu?”
Ana Cañas – Eu pedi aos filhos (Micael e Camila) o acesso para as músicas que foram censuradas na ditadura, que o Belchior sofreu censura, naquela época. Eles me contaram, que estavam fazendo um levantamento do acervo do pai dele de inéditas, vieram aqui em casa com algumas canções e escolhi ‘Um Rolé no Céu’, que achei que tinha minha cara – você imagina uma canção de Belchior em 1978, que fala um “rolê, como ele está à frente no tempo.
MaisPB – Belchior é um universo bem particular, né?
Ana Cañas – Sim, ele é muito idiossincrático, muito ele.
MaisPB – Tem um projeto novo, para 2024?
Ana Cañas – Sim, o pessoal me pedindo canções novas, autorais, mas estou nessa turnê e vamos seguir lá pra frente. Em 2024 teremos novidades.
MaisPB – Ficou muito feliz com a premiação da Associação dos Críticos de Arte Paulista.
Ana Cañas – Sim, fiquei muito feliz, mais pelo Belchior mesmo, é o reconhecimento ao trabalho dele, o legado. Achei muito importante.
MaisPB – E o figurino do show, sempre provocante?
Ana Cañas – Rapaz, tem show que eu mudo, que faço parecido. Eu sinto a vide do lugar e cada dia eu visto uma roupa, eu tenho uns 15 figurinos desse show.
Redes e contatos
ANA CAÑAS CANTA BELCHIOR – AO VIVO (DVD) https://youtu.be/CbrmMsnLyPM
REDES SOCIAIS Instagram: https://www.instagram.com/ana_canas/ YouTube: https://www.youtube.com/user/anacanasoficial
Twitter: https://twitter.com/anacanas
Facebook: https://www.facebook.com/anacanasoficial
Spotify: https://spoti.fi/3CqaoHX Site: https://www.anacanas.com.br/
Contatos com Juliana Periscinotto | 11 99904 7899 | [email protected]