O voo decola e o complexo de inferioridade aterrissa – Heron Cid
Bastidores

O voo decola e o complexo de inferioridade aterrissa

10 de agosto de 2021 às 16h01 Por Heron Cid
Anúncio no Aeroporto Internacional do Recife sobre o voo inaugural de Patos

O que exprimiu o deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota) sobre o primeiro voo comercial do Sertão (Patos/Recife), em tom de deboche, não é só dele. Infelizmente, Virgolino verbaliza o que muitos pensam.

Na verdade, externa um sentimento que acomete setores da Paraíba.

Uma parcela segundo a qual a Paraíba é um sub-estado . E quando conquista algo acima da nossa média não merece nenhuma exaltação. Pelo contrário, a tentação é pela desqualificação, o rebaixamento.

É o tal do complexo de inferioridade que só encoraja a gente aplaudir um feito ou um conterrâneo quando o resto do Brasil reconhece. Zé Ramalho, Elba, Chico César, Lucy Alves e Juliette estão vivos aí para provar.

Ao comentar o voo, o parlamentar ironizou e fez uma enquete junto à sua plateia digital sobre qual era o veículo que os integrantes da comitiva estavam. Sarcasticamente, deu as opções: Kombi, Besta, Elba, Rural ou Veraneio. Se um representante popular daqui age assim, o que esperar do habitual preconceito de fora?

A reação também pública veio do ex-colega de parlamento e atual prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos):

“Que gesto pequeno. Torcer contra o desenvolvimento do nosso Estado, principalmente contra o nosso Sertão (região onde você nasceu) é algo digno de repúdio. Melhore amigo, cresça, já somos tão discriminados lá fora, já tem tanta gente que nos trata de forma pejorativa…”

Quem diz o que quer, ouve o que não quer…

Infelizmente, reitero, o deputado não fala sozinho. A diferença é que ele bota pra fora o que muitos guardam para dentro de si ou só deixam escapar no círculo do seu minúsculo mundo – do tamanho de como enxergam a própria terra natal.

Comentários