O melhor de uma entrevista são os bastidores. Porque neles – diferente de quando a luz da câmera acende – quase tudo é dito.
Cultivo o costume de conversar antes com os entrevistados e convidados. Ora pra quebrar o clima, ora para colher informações mesmo.
Numa dessas, conversei quase uma tarde inteira com o prefeito Zenóbio Toscano. Antes e depois da entrevista.
Zenóbio falou de tudo. Contou-me em detalhes a sua incursão inicial na política em Guarabira e todos os meandros de rompimentos e alianças da história eleitoral da Rainha do Brejo.
Mas, uma das suas melhores revelações foi sobre a convenção do PMDB, 1998.
Com riso no canto do rosto, que lhe era particular, Toscano contou como os ronaldistas foram avisados do confinamento de convencionais em badalado hotel em Natal (RN).
Foi um cantador famoso contratado para animar a plateia de delegados peeemdebistas quem deu uma saidinha do hotel e ligou para Zenóbio, de quem era amigo.
O nome do artista, omito, por enquanto. Está bem vivo.
De um orelhão, na rua, notificou o que estava se passando por terras potiguares. Em instantes, Zenóbio comunicou aos aliados a estratégia adotada por José Maranhão e Ney Suassuna para cabalar votos e o comando do partido, o que, na prática, garantiria folgada maioria e o passaporte para a reeleição do então governador sem disputa digna do nome.
Zenóbio contava os detalhes e – passado o trauma da época – ria e se divertia, deixando à parte sua expressão grave, solene e fechada, antagonizada pela voz pausada e mansa.
Só uma outra cena voltou-lhe a arrancar a face festiva. A chegada na sede do Portal MaisPB da sua filha, a deputada Camila Toscano.
O encontro foi uma surpresa para os dois.
A forma como se cumprimentaram me chamou atenção mais do que as palpitantes passagens da vida pública paraibana.
O olhar de ternura e recíproca admiração brilhou e iluminou todo o ambiente.
Uma sinergia única, uma cumplicidade de encher os olhos e comover a única testemunha daquela imagem.
Era como se a filha se visse no pai. E o pai se realizasse totalmente na filha.