Em mensagem ao Blog para comentar o artigo principal de hoje, o ex-reitor da UFCG, Thompson Mariz, manifesta posição favorável à federalização do ensino – suscitado aqui neste espaço – como alternativa para elevar o nível da educação e valorizar o magistério municipal e estadual.
Ele lembra que o melhor ensino superior é público federal (e Estadual Paulista), oferecido pelas universidades. O melhor ensino técnico é o federal, ofertado pelos Institutos Federais.
“Os municípios já demonstraram ao longo dos anos que não têm competência para a gestão educacional, daí porque o melhor ensino fundamental (e o mais importante) é o particular..
Thompson discorda de especialistas, a exemplo de Luiz de Sousa Júnior, professor da UFPB, que defendem melhor distribuição dos recursos e financiamento justo para estados e municípios, em vez de federalização.
“Os municípios e estados recebem recursos vultuosos, via Fundef, em que 80% deveria ser aplicado na valorização do professor, e isso não funciona, na prática”, contestou.