Facada atingiu artérias e intestino de Bolsonaro – Heron Cid
Bastidores

Facada atingiu artérias e intestino de Bolsonaro

6 de setembro de 2018 às 20h20 Por Heron Cid

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido nesta quinta-feira (6) à tarde a uma laparotomia exploratória no hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, após ser atingido por uma facada durante um evento da campanha na cidade mineira.

Segundo informações ainda não confirmadas, a laparotomia constatou lesões na artéria mesentérica superior (que sai da aorta e irriga o intestino e outros órgão dos abdômen), no intestino grosso e no delgado.

Todas as lesões foram reparadas com sucesso. No início da noite, Bolsonaro estava estável, com pressão arterial normal, hemorragia controlada e sem risco iminente de morte.

Bolsonaro chegou à Santa Casa de Juiz de Fora em estado grave. Por causa da extensa perda de sangue, ficou hipotenso (com pressão baixa) e chegou a entrar em choque, um estado crítico com baixas funções vitais. Segundo publicação de seu filho, Flávio Bolsonaro, no Twitter, a pressão do candidato teria chegado a 10 por 3, quando o normal é 12 por 8.

Depois da realização de um exame de ultrassom, os médicos optaram pela cirurgia para verificar a extensão dos danos. Bolsonaro foi operado pelo médico Cícero de Lima Rena, cirurgião coloproctologista (intestino), e por Glaucio Silva de Souza, cirurgião especialista em fígado, além de uma extensa equipe.

O candidato saiu do centro cirúrgico perto das 20h e foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) (Raquel Landim)

Folha de São Paulo

Comentários